Os trabalhadores do Sistema Petrobrás estão atendendo os indicativos da FUP de paralisações surpresa…
Imprensa da FUP
Dando sequência ao indicativo da FUP, os petroleiros realizaram na terça-feira, 27, paralisações surpresa na Bahia e no Espírito Santo. Na segunda-feira, 26, os trabalhadores da Repar, no Paraná, também realizaram uma mobilização que pegou de surpresa a gerência da refinaria. Na Fafen-BA, os petroleiros do turno e do administrativo realizaram atrasos na segunda-feira (26). No domingo, 25, houve mobilização surpresa na Rlam, envolvendo dois grupos do turno. Os trabalhadores do Sistema Petrobrás estão atendendo os indicativos da FUP de paralisações surpresa e rejeição da contraproposta apresentada pela empresa.
Trabalhadores do Pólo de Caçimbas (ES) param por mais de seis horas
Cerca de 500 trabalhadores da Petrobrás, próprios e terceirizados, uniram forças com os trabalhadores da construção civil e metalúrgicos e pararam suas atividades por mais de seis horas, nesta terça-feira, 27, no Pólo de Caçimbas, unidade de produção de gás em Linhares, no Espírito Santo. A paralisação foi indicada pelo Sindipetro na segunda-feira à noite, seguindo a orientação da FUP de surpreender as gerências da Petrobrás. A mobilização começou às 6h30, com corte na rendição do turno e suspensão das emissões e acompanhamento das PTs (Permissões de Trabalho). Os operadores só retomaram as atividades por volta do meio dia. Já os trabalhadores da manutenção e do administrativo, assim como todo o grupo de cerca de dois mil operários que atuam nas obras de ampliação do Pólo, continuaram parados.
Na Bahia, mobilização contou com dois mil petroleiros
Na terça-feia, 27, pela manhã, cerca de dois mil trabalhadores próprios e terceirizados da Rlam, Transpetro, Biodesiel, Fafen e áreas do E&P (Araçás, Buracica, Miranga, Santiago, Taquipe e Candeias) também realizaram uma grande manifestação na Bahia, no km 605 da BR 324, próximo da cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. A mobilização atrasou em três horas o início do expediente nestas unidades.
Assembléias apontam rejeição em massa da contraproposta da Petrobrás
Seminários de qualificação de greve
Os sindicatos do Espírito Santo, Minas Gerais, Unificado do Estado de São Paulo, Bahia e Amazonas estão realizando esta semana seminários de qualificação de greve. Na semana passada, os sindicatos do Norte Fluminense, Rio Grande do Norte e Duque de Caxias também discutiram com os trabalhadores novas estratégias de greve no Sistema Petrobrás.
Conselho Deliberativo
Nos dias 04 e 05 de novembro, o Conselho Deliberativo da FUP (formado por um representante de cada sindicato filiado e os 15 diretores da FUP) reúne-se em Brasília para definir as próximas estratégias de ação da campanha reivindicatória, inclusive a possibilidade de uma greve nacional, para buscar na luta o atendimento das principais reivindicações dos trabalhadores.