Trabalhadores de turno das empresas do pólo de Camaçari estão neste momento participando…
Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia
As mobilizações relâmpago vêm acontecendo desde o dia 21, também com atrasos na rendição do turno em cinco horas, nas fábricas do Pólo. Ontem (22) a mobilização foi em dois locais: na BA 093 (após o posto da Polícia Rodoviária Estadual) e na Via Parafuso (antes da entrada de Camaçari). Na manhã de quarta-feira, o Sindicato também realizou grandes mobilizações em duas vias de acesso ao Polo, na Via Parafuso e na BA 093. Participaram da manifestação, que durou das 7h às 12h, trabalhadores do turno de todas as empresas do complexo petroquímico. Não houve troca de turno nas empresas no período matutino e o começo das atividades nas fábricas atrasou também em cerca de cinco horas.
Já aconteceram quatro rodadas de negociação, e de acordo com o Sindicato, o patronato além de não avançar ainda propôs retrocesso. Uma nova rodada de negociação estava marcada para acontecer na tarde de ontem, mas foi desmarcada pelo sindicato patronal. O Sindicato laboral está apontando uma nova rodada de negociação para a semana que vem.
O sindicato patronal (Sinpeq) ofereceu um reajuste salarial de 4%. Os trabalhadores reivindicam, entre outras coisas, um valor fixo de R$ 250,00 a título de reajuste salarial. Outras reivindicações são o pagamento da cláusula 4ª, brigada de emergência profissional, hora-extra turno, adicional de turno de 99% e auxílio-educação mensal.
Mais informações com o diretor do Sindicato dos Químicos/Petroleiros (BA), Carlos Itaparica 71 8884-0484.