Os movimentos sociais estão intensificando o debate com a sociedade e os parlamentares …
Imprensa da FUP
Os movimentos sociais estão intensificando o debate com a sociedade e os parlamentares em Brasília e nos estados do país para sensibilizar o Congresso Nacional em relação às propostas defendidas pelos trabalhadores no Projeto de Lei 5891/2009. O PL construído pelos movimentos sociais foi apensado ao Projeto de Lei apresentado pelo governo federal para o novo modelo de exploração do pré-sal. As propostas serão, portanto, analisadas conjuntamente na Câmara dos Deputados.
Sessão solene na Câmara – os trabalhadores precisam estar mobilizados para construir uma grande frente parlamentar de apoio por uma legislação que de fato garanta a soberania do país, através do controle estatal e social do petróleo e gás. Por isso, a FUP orientou seus sindicatos a enviarem caravanas à Brasília nesta segunda-feira, 28, quando será realizada no plenário da Câmara dos Deputados uma Sessão Solene, requerida pelo deputado Luiz Alberto (PT/BA) em homenagem aos 56 anos de criação da Petrobrás. Os petroleiros pretendem transformar o plenário em um grande ato público, em defesa da retomada do monopólio estatal da Petrobrás, como assegura o PL 5891/2009.
IV Plenária Nacional da Campanha "O Petróleo tem que ser nosso"
Nesta sexta, 25, e sábado, 26, a FUP e seus sindicatos participam da IV Plenária Nacional da campanha "O Petróleo Tem que Ser Nosso", que será realizada na Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST, em Guararema, São Paulo. As entidades e organizações populares irão traçar um plano de ação para a campanha e avaliar o que está sendo proposto pelo governo para o pré-sal. O objetivo é aprofundar a compreensão dos projetos em tramitação no Congresso Nacional e definir uma linha de defesa das propostas dos movimentos sociais. A plenária deverá aprovar uma jornada nacional de lutas e outras mobilizações, integrando as forças populares, movimentos sociais, organizações ambientais e os comitês estaduais e municipais da campanha "O petróleo tem que ser nosso".
Agenda
25 e 26/09 – IV Plenária Nacional da Campanha "O petróleo tem que ser nosso", em Guararema (SP)
28/09 – Sessão Solene na Câmara dos Deputados Federais, em homenagem aos 56 anos de criação da Petrobrás
28/09 – audiência na Câmara de Vereadores de Esteio (RS), com participação da FUP e Aepet
02/10 – debate em São Paulo, organizado pela FUP em parceria com o deputado federal Aloizio Mercadante (PT/SP)
08/10 – Audiência Pública no Senado, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa