As assembléias realizadas nas empresas aprovaram a pauta de reivindicações, que foi unificada por ramo de atividades…
Imprensa da FUP
Assim como no Sistema Petrobrás, a FUP e seus sindicatos iniciam esta semana a campanha reivindicatória dos trabalhadores do setor privado. As assembléias realizadas nas empresas aprovaram a pauta de reivindicações, que foi unificada por ramo de atividades. Além de combater o arrocho salarial, reivindicando ganho real e PLR, a campanha dos trabalhadores terceiri-zados dará destaque à luta contra a precarização das condições de trabalho, buscando avanços nos benefícios, regimes, jornadas, saúde e segurança.
A luta por melhores condições de trabalho no setor privado também será enfatizada pela FUP durante a negociação com a Petrobrás. Na pauta de reivindicações que será protocolada na estatal, nesta segunda-feira, 31/08, há várias cláusulas reforçando as principais bandeiras de luta dos trabalhadores terceirizados. Uma das principais reivindicações da FUP é a luta por uma nova política de contratação, que acabe com o critério do menor preço. Alegando necessidade de redução de custos para garantirem seus contratos com a Petrobrás, as empresas prestadoras de serviço precarizaram ainda mais as condições de trabalho.
Encontros regionais
A FUP e os sindicatos estão realizando seminários regionais para discutir as campanhas no setor privado, a organização dos trabalhadores e a importância de uma Nova Lei do Petróleo. Agora em setembro, serão organizados encontros no Rio Grande do Norte e Espírito Santo; em outubro, será a vez do Norte Fluminense.