Os operadores do Terminal de Suape bem que avisaram. Porém, como sempre de nada…
Sindipetro PE/PB
Os operadores do Terminal de Suape bem que avisaram. Porém, como sempre de nada adiantou. Na terça-feira, dia 04 de agosto, foi detectado um vazamento na linha de gasolina PGL1, Loop-15 em Suape. Ainda não se tem a estimativa da quantidade de gasolina despejada, mas como esse trecho fica acima do mar, o dano ambiental não foi pequeno.
Há anos, o pessoal da operação vinha alertando a gerência local sobre a precariedade dessa linha. Todavia a política do “não sei de nada” imperou mais uma vez na Petrobrás Transporte e nenhuma ação foi tomada. Basta dizer que o vazamento ocorreu devido à corrosão dos tubos, uma ação natural e que não surge da noite para o dia, portanto é fruto da falta de manutenção da tubulação. Os trabalhadores relatam os problemas, mas a alta direção da Petrobrás Transporte se faz de surda e não dá a mínima para os alertas. A estrutura burocrática da empresa também contribui para emperrar as ações preventivas.
Para agravar, a Petrobrás Transporte não acionou seu plano de emergência que deve ser aplicado nesses casos. O motivo é bem simples, a empresa continua tentando esconder seus acidentes.
Em meio à tanta omissão e desdém à segurança e ao meio ambiente, o Sindipetro aproveita para destacar o lado virtuoso dessa história. O vazamento foi descoberto graças a um trabalhador terceirizado que percebeu o problema e o relatou o mais rápido que pôde ao supervisor de turno. O Sindipetro parabeniza esse valoroso companheiro.