O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou nesta quarta-feira que a proposta…
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou nesta quarta-feira que a proposta apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva prevê a Petrobras como operadora de todos os blocos do petróleo da camada pré-sal.
Mais cedo, uma fonte do governo já havia antecipado esse ponto da proposta. Segundo Lobão, o fundo social com recursos do pré-sal funcionará também como fundo soberano, permitindo investimento no exterior.
"O fundo social… fará papel também de fundo soberano porque será depositado no Brasil, com possibilidade também no exterior", acrescentou.
Houve muitas divergências na reunião e o presidente vai analisar os três ante-projetos que serão enviados ao Congresso após consulta a lideranças sindicais, empresariais e políticas.
Segundo informação da fonte do governo, a minuta traz proposta de capitalização da empresa.
"A União tem interesse em aumentar seu capital na Petrobras", disse a fonte pouco após o início da reunião com Lula.
A mesma fonte disse que o governo pretende capitalizar a Petrobras para ter mais poder sobre a empresa, mas não soube explicar de que forma seria feita essa capitalização.
Fontes da Petrobras já haviam informado à Reuters que o governo pensava em trocar participações em blocos do pré-sal ainda não licitados, que são da União, por ações da empresa.
Atualmente, a Petrobras é operadora de praticamente todos os blocos já licitados no pré-sal da bacia de Santos, com exceção do bloco BM-S-22, operado pela Exxon.