A CUT realiza em São Paulo o seu 10º Congresso Nacional, que egue aé 7 de agosto, tendo como tema “Desenvolvimento com trabalho, renda e direitos”. ..
Imprensa da FUP
A CUT realiza em São Paulo o seu 10º Congresso Nacional, que egue aé 7 de agosto, tendo como tema “Desenvolvimento com trabalho, renda e direitos”. São esperados 2,5 mil trabalhadores, delegados que representarão as categorias, do campo e da cidade, de todas as regiões do país. O Congresso irá traçar as prioridades e estratégias de ação da CUT para os próximos três anos, assim como elegerá a nova diretoria da entidade.
O Congresso vai debater e elaborar estratégias e calendário de ação sindical para os próximos três anos. Entre as decisões que os delegados ao Congresso Nacional da CUT irão tomar, alguns exemplos são:
– como a Central vai continuar lutando na defesa dos empregos e dos salários, absolutamente prioritários no enfrentamento da crise
– que instrumentos vai cobrar de governos e dos poderes Legislativo e Judiciário para construir um modelo de desenvolvimento sustentável com centralidade do trabalho, ampliação de políticas públicas e aprofundamento do controle social sobre o Estado
– que mobilizações a Central fará para interferir na política econômica de forma a avançar nessa direção
– como mobilizará suas bases no processo eleitoral do ano que vem
– qual será a nova Direção da Central para o mandato 2009-2012.
Realizado a cada três anos, o Congresso Nacional da CUT foi precedido por assembléias preparatórias nos sindicatos de base, em que delegados e delegadas foram escolhidos para participar de 27 Congressos Estaduais. Neles, debateram e tomaram decisões a partir da realidade social, econômica e política de suas bases e regiões. Em seguida foram eleitos por seus companheiros para defender essas propostas no CONCUT. Propostas que refletem as prioridades e interesses do movimento sindical cutista e de suas bases de representação em cada Estado da federação, mas também das diversas tendências políticas que compõem a CUT.