Dia 03 de junho é a data anunciada da instalação da CPI montada pela direita para atacar…
Vamos ocupar o Congresso nesta quarta-feira, dia 03, em defesa da soberania nacional! Concentração às 9h, em frente ao Senado.
Imprensa da FUP
Dia 03 de junho é a data anunciada para instalação da CPI montada pela direita em ataque à Petrobrás. Dando seqüência às mobilizações da campanha “O petróleo tem que ser nosso”, petroleiros e demais categorias, estudantes e militantes sociais farão uma ocupação pacífica do Congresso Nacional, em defesa da empresa e pela retomada do monopólio estatal do petróleo. A intenção da direita de desmoralizar o maior patrimônio público do país colocou de volta nas ruas os movimentos de esquerda, impulsionando a luta em defesa de uma nova legislação que garanta o controle estatal do petróleo e uma Petrobrás 100% pública e com compromisso social.
A FUP, as centrais sindicais e a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) construíram um calendário unificado de atos e mobilizações que foi referendado pelo Comitê Operativo da campanha “O petróleo tem que ser nosso”. Assim como no ato do dia 21 de maio, que reuniu no Rio de Janeiro mais de cinco mil pessoas no abraço à Petrobrás, a Federação está mobilizada junto com seus sindicatos para levar caravanas de trabalhadores a Brasília, na quarta-feira, 03.
A ocupação pacífica do Congresso Nacional será mais uma resposta da população à tentativa da direita de impedir que o Estado brasileiro assuma o controle do pré-sal. Por trás da CPI contra a Petrobrás, estão as garras das multinacionais apontadas para a empresa e para as nossas reservas bilionárias de petróleo.
O povo está nas ruas!
Assim como a manifestação do dia 21, os sindicatos de petroleiros e os movimentos sociais organizados estão realizando atos pelo país afora, colocando na rua a militância em defesa da soberania nacional. Nos dias 25 e 26, houve atos públicos em Recife, Natal e Vitória, em defesa da Petrobrás e por uma nova lei do petróleo. As mobilizações prosseguem nesta semana:
Segunda-feira, 01 – Audiência Pública e ato na Câmara Municipal de Olinda (PE)
Terça-feira, 02 – grande manifestação em Curitiba (PR)
Quarta-feira, 03 – ocupação pacífica do Congresso Nacional, em Brasília
Terça-feira, 09 – ato público em Manaus (AM)
Outros atos estão sendo organizados pelas centrais sindicais e movimentos sociais, que pretendem mobilizar o país, esclarecendo para a população os reais interesses da CPI da direita contra a Petrobrás.