O primeiro óleo abaixo da camada do sal foi produzido no dia 2 de setembro do ano passado…
O primeiro óleo abaixo da camada do sal foi produzido no dia 2 de setembro do ano passado no Campo de Jubarte, na Bacia de Campos, litoral sul do Espírito Santo. A exploração ocorreu no poço 1-ESS-103, interligado à FPSO Juscelino Kubitschek (P-34), e exigiu investimentos de cerca de R$ 50 milhões.
A produção teve início também na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com um Teste de Longa Duração (TLD), que está servindo de parâmetro para que a Petrobras observe o comportamento do óleo do pré-sal, tanto no reservatório quanto na planta de processo da plataforma.
A P-34 já produzia petróleo no Campo de Jubarte desde dezembro de 2006, mas em um reservatório localizado acima da camada de sal.
A antecipação da produção da camada pré-sal no Espírito Santo foi possível porque a plataforma estava situada a apenas 2,5 quilômetros do poço exploratório, abaixo do Campo de Jubarte, em lâmina d’água de 1.375 metros.
O poço de Jubarte está localizado a 70 quilômetros da costa do Espírito Santo, com o óleo sendo extraído a 4.700 metros de lâmina d’água (distância da superfície até o reservatório), tendo, para isso, que ultrapassar uma camada de 200 metros de sal. No caso de Tupi, o reservatório está a mais de 6 mil metros de profundidade e a camada de sal chega a cerca de 2 mil metros.