O Sindipetro-NF se reuniu com RH´s locais e com o RH do E&P na terça, 7, para tratar
O Sindipetro-NF se reuniu com RH´s locais e com o RH do E&P na terça, 7, para tratar do cumprimento do acordo do dia de desembarque. Um dos principais temas discutidos foi o do pagamento de interstício entre jornadas para trabalhadores do turno.
Confira abaixo relato da diretoria do NF sobre os temas discutidos:
1) Crédito de 0,5 por desembarque
Foi estendido aos trabalhadores que fazem suas trocas de turma pelo PIER de Macaé, atendendo pleito do sindicato. O sindicato apontou problemas no crédito do 0,5 dia, nas plataformas de PCE-1,P-51,PNA-1 e PNA-2, conforme relato dos trabalhadores. Gerentes de RH ficaram de verificar e fazer os referidos acertos onde couber.
2) Interstício entre jornadas
Será assinado um termo aditivo ao ACT do dia de desembarque para proporcionar que o pagamento das horas possa ser feito sem necessidade de apontamento e sim com código específico, a exemplo do que ocorre com a passagem de serviço, trabalhando nas exceções que são férias, licença médica e cursos de mais de 1 mês.
3) Turno da Manutenção
A Petrobrás reconhece que os trabalhadores da manutenção que estão indo para o turno fazem jus ao pagamento do interstício entre jornadas. Para o sindicato, este pagamento tem que ser retroativo a 01-01-2009 para cumprir o que estipula o ACT que deu prazo de 120 dias a Petrobrás para adequar os processos de trabalho, e este prazo espirou em dezembro de 2008. A Petrobrás ainda não estabeleceu a data.
Ainda sobre a passagem dos trabalhadores de manutenção para o turno, apesar de em diversas unidades já haver revezamento de turno, estranhamente a Petrobrás não quer reconhecer o pagamento das HE de passagem de serviço e solicitou ao sindicato mais 6 meses para definir as mudanças no processo e aí sim dizer quem faz jus ao referido pagamento.O Sindipetro NF não concordou e afirmou que a Petrobrás está descumprindo o ACT na sua cláusula 3ª, reforçando ainda que não existe na Petrobrás trabalhadores em turno de revezamento que não recebam a passagem de serviço, que foi conquista do ACT 2003-2004 e que tem como objetivo dar mais segurança nas trocas de turno, sendo que o relatório do acidente de P-36 apontou ser fundamental melhorar a qualidade da passagem de serviço.
A Petrobrás informou que os planejadores de manutenção, que quiserem, irão para o turno e o pagamento dos adicionais, retroativos à 01-08-2008, será feito em abril de 09.
Quanto ao pessoal do TBM, a Petrobrás informou que somente nas plataformas de P-50 e PCE-1, os trabalhadores operam e dão manutenção. O sindicato está orientando a todos os trabalhadores de manutenção de TBM das demais unidades e se sentirem prejudicados a enviarem email para o e-mail diretoria@sindipetronf.org.br com informações e detalhes das atividades de bordo.
O sindicato pleiteou a extensão do turno para os trabalhadores de manutenção do IP.
4) Punições da greve dia do desembarque
O sindicato cobrou a solução imediata do retorno de embarque para os trabalhadores de P-43 e P-48, bem como dos supervisores de P-50 que aderiram ao movimento e foram transferidos de unidade.
5) Normatização do trabalho de sobreaviso
A pedido do sindicato, será feita campanha de esclarecimento sobre o trabalho em sobreaviso, que hoje está destorcido, caracterizando o turno fixo.