Movimento dos Sem Mídia convoca ato contra Folha de São Paulo, neste sábado, em São Paulo

O Movimento dos Sem Mídia está convocando através da internet um ato contra…

CUT

O Movimento dos Sem Mídia está convocando através da internet um ato contra a Folha de S. Paulo neste sábado, dia 7 de março, às 10 horas, em frente ao jornal da família Frias, na rua Rua Barão de Limeira, centro da capital paulista. A Central Única dos Trabalhadores, assim como dezenas de entidades populares, se soma à manifestação em defesa da democratização da comunicação e pelo rompimento das cercas do latifúndio midiático.

Em seu blog, o presidente da ONG, Eduardo Guimarães http://edu.guim.blog.uol.com.br/ lembra que este é um momento oportuno "para mostrarmos à Folha e outros meios de comunicação deste País (Veja, Globo, Estadão, etc) que o povo brasileiro está cansado das mentiras que publicam em seus veículos de comunicação". "Menos de 10 famílias controlam 90% dos meios de comunicação no Brasil e os usam para destruir a imagem de seus adversários, alavancar seus protegidos e deturpar a história, como fez a Folha, chamando de brando um dos piores períodos da história brasileira", ressaltou.

Lembra a convocatória do ato que "em editorial intitulado ‘Limites à Chávez’, publicado em 17 de fevereiro deste ano, o jornal Folha de S. Paulo chamou de ‘ditabranda’ a ditadura militar que no Brasil, torturou, seqüestrou, matou, prendeu, exilou, favelizou o País, promoveu concentração de renda, aumentou a miséria e tirou o direito do povo escolher seus representantes durante longos 25 anos".

Os Sem Mídia denunciam o histórico de compromissos estabelecidos pelo jornal com a repressão: "a mesma Folha que colaborou com a ditadura ao ceder seus veículos para o transporte de presos políticos e que se calou diante dos abusos destes longos anos e que nas últimas décadas, desde o movimento Diretas Já, tem tentado se travestir de jornal progressista, sem rabo preso com ninguém, vem deixando cair a máscara a cada dia. Suas páginas tem se dedicado ferozmente a chamuscar a imagem do presidente Lula e a alavancar de qualquer maneira seu candidato à presidência da república, o atual governador paulista". Como se não bastasse, acrescenta, "o jornal ter se transformado em um panfleto do PSDB/DEM, agora, em editorial, chama de branda a ditadura brasileira. Ditadura é ditadura, não existe ditadura branda e pronto!".