Bacia de Campos: sindicato cobra providência contra gerentes que criam turnos de revezamento diferenciados

Em reunião na terça, 3, para tratar das questões referentes ao acordo do dia de desembarque…

Sindipetro-NF

Em reunião na terça, 3, para tratar das questões referentes ao acordo do dia de desembarque, assinado em agosto de 2008, os diretores do sindicato reafirmaram aos RH’s que o turno da manutenção na Bacia de Campos tem passagem de serviço por uma questão de segurança das atividades. Sobre o pagamento de horas extras da redução do intervalo entre jornadas, elas são devidas porque os horários devem ser os mesmo para todos em turno nas unidades. Para o sindicato esta é a forma de valorizar a atividade de manutenção que chegou a ser alvo de terceirização durante vários anos.

O sindicato também exigiu esclarecimentos do RH aos gerentes e empregados sobre todos os aspectos negociados no acordo do dia de desembarque, especialmente o trabalho em sobreaviso e a implantação do turno na manutenção, de forma a evitar os boatos que vem sendo divulgados. A intenção de quem espalha estes boatos é desqualificar a conquista dos trabalhadores.

Na reunião foi confirmado o mês de abril como prazo final de todos os itens do acordo, incluindo a mudança do regime dos PM´s para o turno. Em relação ao pessoal do TBM, o sindicato solicitou a lista dos empregados e plataformas que irão para turno pelo critério de atividade contínua em operação\manutenção e plataforma definida. Este último grupo também tem prazo para passagem para o turno no mês de abril. Nos dois casos, as alterações do regime serão retroativas à data do acordo.

Sindicato cobra devolução dos dias descontados dos trabalhadores que recusaram ao embarque nos voos com o Super Puma L2

Durante a reunião realizada na terça,3 os diretores do NF reivindicaram que sejam devolvidos os valores descontados pela recusa ao embarque no SuperPuma L2. Foi esclarecido aos RH´s que não houve falta ao trabalho, somente a rejeição ao embarque com o modelo SuperPuma L2 utilizando o direito de recusa previsto no ACT. O motivo foi o histórico da aeronave amplamente conhecido.

Além disso, a diretriz de número 8 da política de SMS da própria Petrobrás preconiza que a empresa sempre procurará conscientizar o trabalhador através de processos educativos. Se a empresa está convencida da segurança daquela operação, a forma correta de reagir à recusa é com o convencimento do empregado através da informação e não pelo viés da punição. Os diretores do sindicato sempre procuram acompanhar os embarques das trocas de turma das plataformas e constatou que esse processo de convencimento foi substituído por descontos de dia e não fornecimento de hospedagem.

Os RH´s disseram que vão analisar e responder ao sindicato na próxima reunião.