Sessenta e cinco por cento dos bolivianos apoiou o projeto de nova Constituição Política do Estado…
Sessenta e cinco por cento dos bolivianos apoiou o projeto de nova Constituição Política do Estado sujeito a referendo no próximo 25 de janeiro, em uma pesquisa divulgada hoje pelo Observatório de Gestão Pública (OGP).
Segundo a fonte, a sondagem abrangeu os nove departamentos deste país, onde 16% dos entrevistados recusou a carta magna promovida pelo Movimento ao Socialismo e 19 disse estar indeciso ou desinteressado na consulta.
Em Oruro, La Paz e Potosí, o apoio ao texto foi expressado por ao menos oito de cada 10 cidadãos, enquanto em Cochabamba o Sim foi bastante categórico ao antecipá-lo quase sete da cada 10 participantes.
Semelhantes dados ratificam o critério generalizado de especialistas, que consideram a esses territórios bastiões do MAS em seu empenho de refundar a Bolívia através da implantação de uma nova Lei Suprema.
Por outra parte, nos departamentos com maior influência opositora também se impôs o respaldo ao projeto constitucional.
Mais da metade dos interrogados em Beni e Pando comprometeram seu voto positivo, enquanto em Tarija e Chuquisaca os partidários representaram 47%.
A vitória mais estreita do Sim aconteceu em Santa Cruz, onde 41% apoiou o texto e 39 o descartou, respostas qualificadas de empate técnico.
De acordo com as estatísticas do OGP, os resultados são similares aos obtidos na pesquisa anterior, desenvolvida a princípios de dezembro passado.