Com o tema “Basta de retrocessos: pela reconstrução do Brasil”, o 9º Congresso Unificado de Petroleiros e Petroquímicos do Paraná e Santa Catarina começou nesta sexta-feira, 08, e prossegue até sábado, 9 de abril. O evento acontece em modo virtual, através de videoconferência na plataforma Zoom.
Os trabalhos do Congresso começam às 14h desta sexta-feira, com as mesas de debate. Especialistas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) e do departamento jurídico do Sindicato debateram os cenários conjunturais das respectivas áreas. As mesas também serão exibidas nas redes sociais.
A cerimônia de abertura contou com a participação de autoridades políticas, representantes de movimentos sociais, centrais sindicais e instituições parceiras e foi transmitida pelas redes sociais do Sindipetro PR e SC (YouTube, Facebook e Twitter). Veja abaixo:
A programação para o sábado (9) é de intensas atividades. O dia começa com o credenciamento dos delegados e delegadas, eleição da mesa coordenadora do Congresso e aprovação do regimento interno. Em seguida, os participantes serão divididos em cinco grupos de trabalho que irão discutir e elaborar propostas sobre os temas Petros e AMS; pautas econômicas da categoria; teletrabalho e fiscalização de contratos; privatizações, relações sindicais e setor privado; e assuntos corporativos (horas extras de troca de turno – HETT, tabela de turno, efetivo, banco de horas e outros).
A tarde do sábado, último período do Congresso, contará com a plenária final, na qual serão apresentadas e votadas as proposições dos grupos de trabalho. O resultado dessa etapa é a formulação das pautas de reivindicações do Sindipetro PR e SC e do Sindiquímica Paraná, a serem encaminhadas à X Plenária Nacional da FUP (PLENAFUP). A aprovação das moções, bandeiras de lutas e a eleição da delegação para a PLENAFUP concluirão as atividades do 9º Congresso Regional.