A privatização da BR Distribuidora e seus efeitos para a comercialização de combustíveis no Brasil é o tema do Webnário que o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) realiza amanhã (13/07), às 19 horas, em seu Canal do Youtube, com transmissão pelo Facebook. O pesquisador do Ineep e professor do Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Eduardo Costa Pinto, é o convidado desta conversa.
O início da venda de ações da Petrobras na BR, sua distribuidora de combustíveis, se deu no fim de 2017, com a transferência de 30% de sua participação ao mercado. Em 2019, ocorreu uma nova oferta, quando a Petrobras vendeu mais 30% de ações sob o seu controle na BR. Ao final de junho último, a petroleira negociou a fatia remanescente de 37,5%, saindo de vez do capital da BR Distribuidora.
As consequências desta privatização para o mercado consumidor, o que poderá representar para os negócios da Petrobras e para o papel que esta subsidiária exercia na integração de suas atividades, que se distribuíam do poço ao posto, serão algumas das questões do Webnário desta terça-feira. A BR vende combustíveis aos postos com a sua bandeira (cerca de oito mil, este ano) e tem clientes nos mercados de aviação, de combustíveis para as térmicas e de óleo diesel para o agronegócio.
[Do site do Ineep]