De maneira inclusiva e integrada, terminou neste domingo (09) a primeira eleição majoritariamente digital para a nova direção do Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro Unificado-SP). Com mais de 90% dos votos válidos, a Chapa 1, que representa grande parte da atual diretoria, foi eleita para coordenar o sindicato pelos próximos três anos (2020-2023).
No total, foram recebidos 1.246 votos de todas as bases do Unificado para a diretoria executiva e conselho fiscal, além de 548 para a diretoria do departamento de aposentados. Esses números representam mais de 40% dos petroleiros atuando e exercendo seu direito de voto durante o processo eleitoral.
De modo inovador, o Sindipetro Unificado-SP buscou maneiras para garantir uma maior participação possível dos eleitores, respeitando as medidas de prevenção contra a covid-19. Para isso, além do recolhimento digital, urnas físicas também estiveram disponíveis para votação nas sedes de Campinas, Mauá e São Paulo.
Voto com segurança e transparência
Com o objetivo de assegurar sigilo e confiabilidade dos participantes, o Unificado se utilizou de uma plataforma, integrada e própria para eleições sindicais, de uma empresa especializada no setor há mais de 30 anos.
Para evitar fraudes, irregularidades e garantir que os petroleiros votassem somente uma vez, os dados dos eleitores foram previamente disponibilizados pelo Sindicato à ferramenta digital. Assim, o programa detinha de uma lista prévia dos que tinham direito ao voto.
O processo tecnológico utilizado para preservar a privacidade do participante foi o de criptografia homomórfica, que torna o voto secreto e inviolável.
Buscando uma maior segurança e endossando o livre exercício democrático, o Sindicato também contou com uma comissão eleitoral responsável pela contabilização de todos os votos.
Confira os números:
- Direção Executiva e Conselho Fiscal
Chapa 1 – 1.126 votos
Brancos – 35 votos
Nulos – 85 votos
Total de votantes – 1.246 votos
- Direção do Departamento de aposentados, pensionistas e anistiados
Chapa 1 – 507
Brancos – 11
Nulos – 30
Total de votantes – 548 votos
[Via Sindipetro Unificado SP]