Passo a passo elaborado pelo Sindipetro-BA:
Devido ao programa de demissão voluntária, que incentiva a aposentadoria, lançado pela Petrobrás, muitos trabalhadores vão sair da empresa durante este ano.
Em conversas com muitos petroleiros e petroleiras, a diretoria do Sindipetro Bahia percebeu que ainda há muitas dúvidas sobre como garantir todos os direitos nesse momento de transição.
Pensando nisso a entidade sindical elaborou um passo a passo que você seguir antes de ser desligado da empresa. Confira as orientações:
1. Antes da aposentadoria, acesse o site da Petros (www.petros.com.br) e atualize o seu cadastro, conferindo dados e dependentes e mudando o que for necessário
2. Ainda no site da Petros, encaminhe à Fundação a sua carta de concessão de aposentadoria do INSS completa com o TVP (tempo de vinculação previdenciária) e o demonstrativo do benefício do último mês.
3. No momento, as homologações presenciais estão suspensas. A sua homologação será feita de forma virtual através de um link enviado pela Petrobras. Nele, você pode ter acesso a todas as informações, baixar o seu termo de rescisão e os documentos relativos ao desligamento, e fazer a assinatura, inclusive da documentação referente à manutenção da assistência médica para você e seus dependentes.
4. O link de homologação também terá um campo para ressalvas. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com o Sindipetro Bahia para que um dos nossos diretores possa ajudar.
5. Após a homologação, você precisará retornar ao site da Petros e solicitar o seu benefício. Envie o termo de rescisão, junto com a carta de concessão mais uma vez, e os formulários de solicitação, incluindo os de dependentes, preenchidos.
6. Você também vai precisar informar à Petros os dados bancários para receber o benefício. Atualmente, a Petros só disponibiliza o Santander como opção de banco. Caso não tenha uma conta nele, você vai precisar abrir uma. Só então, preencha o formulário com os dados da conta do Santander. No caso do comprovante da conta bancária – Tem que enviar (digitalizada) as imagens do extrato bancário, do cartão da conta ou de um cheque da conta do Santander.
7.Envie também (digitalizado) a identidade e o CPF
8. Não se esqueça de iniciar o processo enquanto ainda estiver na ativa. Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato com o Sindipetro Bahia pelo telefone (71) 3034-9313, pelo WhatsApp (71) 99924-2999 ou pelo email imprensa@sindipetroba.org.br.
[Via Sindipetro Bahia]