A FUP solicitou à Petrobras a ampliação da validade das receitas médicas e odontológicas por mais três meses, para aquisição e solicitação de reembolso dos medicamentos. Seguindo o exemplo do Conselho Federal de Medicina que fez a mesma solicitação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para prorrogação do prazo de validade das receitas médicas emitidas nos últimos 90 dias.
No documento encaminhado, a FUP ressalta a importância da prorrogação pois, diminuiria a necessidade de milhares de beneficiários saírem de suas residências para acessarem os postos de saúde, consultórios, hospitais e outros estabelecimentos de saúde, com o propósito de se consultarem para adquirir sua receita. Esta ação reduz também o fluxo de pessoas nesses locais, preservando a saúde de pessoas idosas e portadores de doenças crônicas, que precisam adquirir medicamentos continuamente.
Na prática a proposta contempla a prorrogação da validade das receitas médicas por 90 dias, o que significa que as atuais e futuras receitas médicas, durante os próximos três meses teriam a seguinte validade: – 6 meses (180 dias) para medicamentos de uso esporádico; – 9 meses (270 dias) para medicamentos de uso contínuo.