É de conhecimento de todos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia mundial do Coronavírus (COVID-19). No Brasil centenas de casos já foram confirmados e a projeção é que os números de contaminação cresçam exponencialmente nos próximos dias.
Diante da situação, o Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do Rio Grande do Norte – SINDIPETRO-RN está entrando em contato com a Petrobrás e terceirizadas para cobrar medidas rígidas a fim de evitar a proliferação do vírus na categoria.
São 11 medidas a serem adotadas nos ambientes de trabalho, que já foram protocoladas e enviada via ofício para a Petrobrás:
1. Medição da temperatura corporal e triagem no início dos trabalhos diários;
2. Fornecimento de máscaras cirúrgicas e lenços;
3. Disponibilizar 3 fardamentos por trabalhador;
4. Disponibilizar material de higiene pessoal e limpeza no local de trabalho;
5. Higienização periódica do ponto eletrônico e controle para evitar aglomeração;
6. Reforçar limpeza do local e material de trabalho, em especial do coletivo;
7. Aumentar a distância entre as equipes no local de trabalho;
8. Plano de férias e horário de almoço alternado, visando reduzir aglomerações;
9. Fornecer instrução aos trabalhadores e suas famílias sobre os riscos de contaminação e como se proteger;
10. Dispensar os trabalhadores do grupo de risco, mantendo os salários;
11. Suspender local e temporariamente todas as atividades caso seja constatado estado de transmissão comunitária em alguma cidade no Rio Grande do Norte.
Além dessas medidas a serem adotadas pelas empresas, a direção do SINDIPETRO-RN também se preocupa com possíveis infecções no âmbito familiar dos trabalhadores e trabalhadoras. Partindo deste princípio, o Sindicato elaborou uma série de orientações para serem adotadas ao chegar em casa, confira:
Nos colocamos à disposição para trabalharmos juntos no combate ao avanço da doença, colocando sempre em primeiro lugar a vida, a segurança e a saúde dos trabalhadores e da comunidade.
[Via Sindipetro-RN]