Na sexta-feira (30/08) os trabalhadores da FAFEN-BA e da Braskem se assustaram com um odor muito forte de Amônia Anidra devido a um vazamento ocorrido durante os preparativos para a hibernação da Fábrica de Fertilizantes.
Apesar de estranhamente o alarme de emergência não ter soado, equipes de evacuação se dirigiram à portaria bem como para os fundos da fábrica, no portão que dá acesso à UTE-RA. O ex-coordenador de Meio Ambiente, Iury Costa, foi o monitor de uma dessas equipes.
A Braskem reclamou do odor por meio do rádio PAM, que é compartilhado por todas as indústrias do Polo Petroquímico de Camaçari. Parte do ADM 1 da Braskem foi esvaziado devido ao vazamento, segundo informações da Central de Comunicação da empresa.
O vazamento ocorreu numa bomba que faz o suprimento de Amônia aos clientes do Polo Petroquímico e os de Candeias. Devido ao vazamento a bomba teve que ser parada e isolada bem como houve interrupção emergencial do bombeamento reverso do Porto de Aratu desabastecendo indústrias como a Proquigel, Acrinor e Oxiteno. Parte da brigada da unidade atuou no controle do vazamento e, apesar do susto, ninguém se feriu.
Fonte – Sindipetro Bahia