A auditoria do SPIE Sudeste I teve resultados inferiores ao do ano de 2017, destacando 11 não conformidades e 96 relatórios não conclusos, os quais a auditoria 2018 levantou durante a última semana. Além disso, preocupou a equipe auditora um ativo na Estação Mantiqueira da Transpetro – ESMAN o qual não estava listado no SPIE.
Apesar desses desvios, a equipe auditora do IBP recomenda a manutenção da certificação, porém ainda caminhará até a aprovação do relatório final.
De acordo com o diretor do Sindipetro Caxias, Paulo Cardoso, que participou da reunião de encerramento, o efetivo foi questionado por todas as entidades sindicais e também pela CIPA, o que traz uma preocupação, visto que a empresa se defende de forma padrão ao dizer que o efetivo atende o número mínimo exigido pela portaria.
O Sindipetro Caxias orienta a toda equipe de inspeção que continue a seguir todos os padrões rigorosamente para que no futuro não aconteça uma tragédia, como foi o caso do companheiro Cabral, morto na REDUC após despencar de um teto podre, caindo dentro de um tanque em operação .