Está tudo pronto para o 7º Congresso d@s Petroleir@s da Bahia, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de maio, no Hotel Fiesta (Itaigara). Com o tema “Petroleir@s em Luta contra a Privatização do Sistema Petrobrás e em Defesa da Democracia”, o congresso será aberto às 19h desta sexta-feira. O credenciamento d@s delegad@s terá inicio mais cedo, às 15h.
Os ataques ininterruptos à democracia, à soberania e a privatização do Sistema Petrobrás serão temas de discussões relevantes durante o congresso, que contará com as presenças de representantes da FUP, CNQ, CUT Brasil, CUT Bahia, CTB, DIEESE, PT, PCdoB, MST e Levante Popular da Juventude.
Foram organizadas duas mesas de debates com nomes importantes do cenário político, jornalístico, econômico e sindical. Um dos palestrantes será o jornalista Paulo Henrique Amorim, do blog “Conversa Afiada” e da Rede Record. Ele falará logo após a abertura do Congresso, na sexta-feira, às 20h.
Já o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli fará parte dos debates no sábado, quando abordará o tema “Processo de desindustrialização e privatização do Sistema Petrobrás na Bahia”. Também fazem parte da mesa, o diretor do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa, a supervisora técnica do DIEESE, Ana Georgina Dias e o economista e pesquisador do INEEP, Rodrigo Pimentel Ferreira Leão.
Outra mesa de debate, também no sábado, tratará sobre as “Eleições 2018 como instrumento para o retorno da democracia e soberania no Brasil”, com o jornalista e ex-deputado federal, Emiliano José, o membro da coordenação nacional do MAB, Temoteo da Silva e a jornalista Cynara Menezes, editora do site “Socialista Morena”, especialista em temática política, ex-repórter da Folha de São Paulo e revista Carta Capital.
Confirmaram presença ao evento a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e o deputado federal, Davidson Magalhães (PCdoB- BA) e o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner.
Pauta do ACT e AGE´s – Além dos debates políticos e discussão de formas de mobilizações e enfrentamento para barrar a privatização do Sistema Petrobrás, a perda de empregos e direitos da categoria vai ser construída a pauta de reivindicações d@s petroleir@s, que será encaminhada à FUP.
Hoje, antes da abertura oficial do Congresso, às 17h, será feira a leitura e aprovação do Regimento do Congresso. Amanhã, (19) haverá Assembleia Geral Extraordinária para deliberar acerca do reajuste nas mensalidades dos associados. No domingo (20), será realizada outra AGE para a categoria propor, analisar e encaminhar mudanças no estatuto da entidade sindical.
Confira programação completa do evento!
A título de informação, vale ressaltar que a particiação dos palestrantes é voluntária, sem direito a cachê.
[Via Sindipetro Bahia]