Trabalhadores denunciaram ao Sindipetro-NF que a Petrobrás está exigindo que os cursos sejam feitos obrigatoriamente na folga, sem negociação. Em caso de não comparecimento, o trabalhador leva falta.
Para o sindicato, essa exigência deve ser negociada, já que o período de folga deve ser utilizada para descanso, lazer e convívio com a família.
O NF chegou a questionar a empresa, mas a resposta foi de que se tratava de um caso pontual e que não existe uma orientação corporativa no sentido de obrigar o trabalhador em fazer o curso na folga.
O Sindipetro-NF também recebeu denúncia dos trabalhadores de SS-88 de que os técnicos de segurança do trabalho estão sendo colocados para trabalhar em turno, sem receber por isso. De acordo com os relatos, isso é uma exigência do gerente de SMS, através de DIP (Documento Interno Petrobrás) e essa prática vem sendo adotada há algum tempo.
O diretor Wilson Reis, que recebeu as denúncia, disse que o NF vai questionar a empresa porque isso está acontecendo. A unidade é afretada da Petrobrás e está próxima à P-61.
Para demonstrar que existem mais casos na Bacia, é importante que a categoria envie seus relatos para denuncia@sindipetronf.org.br.
[Via Sindipetro-NF]