Golpistas jamais nos representarão!
Os petroleiros das bases de Duque de Caxias estão em processo eleitoral para escolha da diretoria do Sindipetro, que conduzirá as lutas da categoria pelos próximos três anos. É fundamental que cada petroleiro e petroleira tenha consciência da importância desta eleição, que ocorre em um momento de extrema fragilidade das relações de trabalho, em função do golpe em curso no país.
A FUP e seus sindicatos apoiam a Chapa 1 – Unidade Nacional contra o Golpe e chamam os trabalhadores de Duque de Caxias à reflexão: não podemos permitir que apoiadores do golpe, que atinge em cheio os petroleiros, tentem enganar a categoria com falsos discursos de unidade. Quem cair nesse canto da sereia corre o risco de colocar o Sindipetro Caxias nas mãos dos mesmos agrupamentos políticos que defenderam o “fora todos”, pavimentando o caminho para o golpe. Os mesmos que agora tentam se passar por vítimas do monstro que ajudaram a criar.
Chapa 1 – Unidade Nacional contra o Golpe tem o apoio da FUP e de seus sindicatos
Por trás dos falsos discursos de uma chapa oposicionista, que prega a unidade para tenta atrair jovens trabalhadores, estão os velhos sectários de sempre, que levaram uma década chamando a FUP e seus sindicatos de traidores. São os mesmos que em todas as campanhas reivindicatórias nos acusaram de assinar acordos “rebaixados”, que agora defendem.
Na intenção de “ganhar” o trabalhador, a chapa da oposição chegou ao ponto de se apropriar da logomarca da FUP em um de seus boletins de campanha. Jamais autorizaríamos a utilização da nossa identidade por uma chapa oportunista, formada e apoiada por golpistas.
Fazem oposição à FUP, mas usam a nossa logo sem permissão. Pregam a unidade e nos acusam de traidores, quando os golpistas são eles. É a velha estratégia do bate e assopra, como se os trabalhadores não tivessem consciência de quem de fato vai à luta pelos direitos da categoria e pela soberania nacional.
O Sistema Petrobrás está sendo destruído a toque de caixa, o pré-sal entregue a preço de banana e o que fizeram os integrantes da chapa de oposição para evitar o desmonte da Lei da partilha? Absolutamente, nada. Lei, aliás, que só foi garantida porque houve muita luta da FUP e de seus sindicatos e nenhuma gota de suor dos sectários que lideram a oposição. Além de se omitirem completamente do processo de construção do Modelo de Partilha, eles ainda acusaram a FUP de entreguista e não moveram uma palha para impedir a quebra da lei que garantiu a Petrobrás como operadora única.
Por tudo isso, é fundamental que os petroleiros se informem e não se deixem enganar por falsos discursos de unidade e renovação.
Precisamos de sindicatos fortes para enfrentarmos a contrarreforma trabalhista, os ataques aos nossos direitos e impedirmos a privatização de todo o Sistema Petrobrás. Precisamos de dirigentes sindicais comprometidos com as lutas em defesa da classe trabalhadora e da soberania nacional.
A Chapa 1 tem petroleiros e petroleiras de luta, das novas e antigas gerações, de todas as bases de Duque de Caxias. São companheiros atuantes e de embate, que lutaram e continuarão lutando contra o golpe porque são comprometidos com a categoria e com um Brasil soberano.
Petroleiro e petroleira de Caxias, não se deixe enganar: quem defende o trabalhador jamais apoiaria o golpe. De 06 a 09 de novembro, vote Chapa 1, a única que tem o apoio da FUP e o DNA de luta.
Federação Única dos Petroleiros e sindicatos filiados