A Bahia foi escolhida por Lula para reiniciar sua jornada pelo Brasil através de uma ação de mapeamento e resgate de um projeto iniciado em 2003, quando esteve no comando do país pela primeira vez.
Não apenas pelo fato da Bahia ser o estado governado pelo PT com maior visibilidade, o quarto maior colégio eleitoral e o que aparece nas pesquisas como um dos governos mais bem avaliados do país, mas, talvez, por ser aqui, no Nordeste, que Luís Inácio Lula da Silva conseguiu implementar boa parte dos projetos de transformação social que o Brasil já viu.
É na primeira capital do país, Salvador, que Lula dará inicio ao projeto batizado como Lula Pelo Brasil, que objetiva conhecer de perto a realidade brasileira nos seus diversos contextos pós projeto petista.
As transformações sociais e os avanços em todo o Brasil durante os governos petistas serão revisitados por Lula que percorrerá nove estados do Nordeste entre os meses de agosto e setembro, de ônibus.
O cronograma de visitas está previsto para acontecer em 20 dias de muita estrada. O trajeto será iniciado na Bahia e finalizado no Maranhão. “Não esperávamos outra agenda política compatível ao nosso eterno presidente que não fosse essa. Ele quer acompanhar de perto o muito que vez pelos pobres através do combate à fome, da pobreza extrema, das políticas públicas destinada a milhares de famílias de agricultores, a educação acessível e muitos outros avanços que só foram possíveis vivenciar a partir do ano de 2003, momento em que o projeto da classe trabalhadora, do pobre, do negro, do analfabeto, do aposentado, entre outros que viviam à margem, foram priorizados neste país”, Cedro Silva, presidente da CUT Bahia.
Para o presidente estadual do PT , Everaldo Anunciação, o resultado das urnas expressa o sentimento dos baiano por Lula. “A Bahia, mais uma vez, receberá o presidente Lula de braços abertos. O povo baiano já demonstrou o quanto gosta do ex-presidente e do PT nas eleições. É Fora Temer, Diretas Já e Lula presidente!”, disse em tom otimista.
Recepção dos Sindicatos e Movimentos Sociais
Centrais sindicais, movimentos populares e sociais, militância e partidos políticos de esquerda preparam uma grande festa para a passagem da Caravana de Lula à Bahia. Em Salvador, Lula será recepcionado na Arena Fonte Nova, na próxima quinta-feira (17.08), a partir das 18h.
A Central Única dos Trabalhadores, em parceria com os seus sindicatos filiados e demais centrais sindicais estão movimentando as suas bases durante toda a semana para que seja realizado um grande evento de recepção ao ex-presidente petista. “Estamos preparando uma grande festa. A militância CUTista/ Petista está ansiosa pela presença do homem que transformou a realidade social de baianos e brasileiros. Estamos certos de que ele ainda fará muito mais por esse país.Um homem que gosta do cheiro do povo e tem ensinado a muitos mestres e doutores. Por essas e muitas outras razões que gritamos: Fora Temer, Diretas Já, Volta Lula!”, Cedro Silva.
CONFIRA A AGENDA DO PROJETO LULA PELO BRASIL
(Nordeste)
QUINTA-FEIRA, 17 DE AGOSTO – Salvador – Bahia
SEXTA-FEIRA, 18 DE AGOSTO – Cruz das Almas e São Francisco do Conde – Bahia
SÁBADO, 19 DE AGOSTO – Feira de Santana – Bahia
DOMINGO, 20 DE AGOSTO – Estância – Sergipe
SEGUNDA-FEIRA, 21 DE AGOSTO – Lagarto, Itabaiana e Nossa Sra. da Glória – Sergipe
TERÇA-FEIRA, 22 DE AGOSTO – Aracaju – Sergipe e Penedo – Alagoas
QUARTA-FEIRA, 23 DE AGOSTO – Arapiraca – Alagoas e Maceió – Alagoas
QUINTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO – Recife – Pernambuco
SEXTA-FEIRA, 25 DE AGOSTO – Recife – Pernambuco
SÁBADO, 26 DE AGOSTO – João Pessoa – Paraíba
DOMINGO, 27 DE AGOSTO – Campina Grande – ParaíbaCurrais e Novos – Rio Grande do Norte
SEGUNDA-FEIRA, 28 DE AGOSTO – Mossoró – Rio Grande do Norte
TERÇA-FEIRA, 29 DE AGOSTO – Quixadá – Ceará
QUARTA-FEIRA, 30 DE AGOSTO – Juazeiro do Norte – Ceará
QUINTA-FEIRA, 31 DE AGOSTO – Granito – Pernambuco
SEXTA-FEIRA, 1º DE SETEMBRO – Marcolândia – Piauí e Picos – Piauí
SÁBADO, 2 DE SETEMBRO – Teresina – Piauí
DOMINGO, 3 DE SETEMBRO – Timon – Maranhão
SEGUNDA-FEIRA, 4 DE SETEMBRO – São Luís – Maranhão
TERÇA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO – São Luís – Maranhão
Fonte: CUT/Bahia