Em resposta à solicitação feita pela FUP nesta segunda-feira, 14, a Petrobrás concordou em agendar para o próximo dia 18, reunião para que as representações sindicais entreguem a Pauta de Reivindicações aprovada no XVII Confup. A plenária final do Congresso, realizada no dia 06 de agosto, em Salvador, deliberou que a campanha reivindicatória dos trabalhadores do Sistema Petrobrás será pela manutenção do atual Acordo Coletivo de Trabalho e reajuste salarial. Os petroleiros cobram reposição integral da inflação pelo ICV/Dieese e ganho real.
O maior desafio da categoria continua sendo barrar a privatização do Sistema Petrobrás. Essa luta está diretamente associada à preservação dos postos de trabalho e do Acordo Coletivo. Por isso, o XVII Confup também aprovou a Pauta pelo Brasil, que servirá de base na construção de propostas para que a Petrobrás volte a ser uma empresa integrada de energia e indutora do desenvolvimento nacional.
Ambas as pautas estão sendo debatidas pelos Sindicatos com os trabalhadores nas bases, através de assembleias e setoriais para mobilizar a categoria na luta contra a privatização da empresa e por nenhum direito a menos.