De 31/08 a 02/09, aconteceu, em Fortaleza, a 71ª reunião da Comissão Nacional Permanente do Benzeno – CNPBz. Durante o encontro, as bancadas dos trabalhadores, patronal e do governo participaram de diversas discussões com o objetivo de buscar melhorias nas condições de trabalho e saúde dos empregados das empresas que têm em suas plantas o agente químico Benzeno.
A Bancada dos Trabalhadores fez cobranças no sentido de intensificar a fiscalização e as práticas seguras, ressaltando sempre a tolerância zero quanto a este agente cancerígeno. O coordenador do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar, o coordenador da Bancada dos Trabalhadores, Antônio Goulart e outros trabalhadores e trabalhadoras do setor Petroleiro, Químico, Petroquímico, Siderúrgico e Comércio, participaram do encontro.
De acordo com Deyvid Bacelar o encontro foi positivo, pois a Comissão conseguiu tirar bons encaminhamentos de proteção aos trabalhadores. Ele ressalta a boa notícia que o anexo 2 da NR 9, que trata da recuperação de vapores orgânicos das bombas dos postos de revenda de combustíveis, dentre outras ações protetivas da saúde dos frentistas e clientes, está prestes a ser publicado. “Mais uma vitória dessa comissão tripartite e da luta da Classe Trabalhadora por um mundo melhor”, festeja Deyvid.
Visita à siderúrgica Pecém
No primeiro dia do encontro, a Comissão visitou a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), empresa que tem participação acionária de três grandes grupos; Companhia Vale do Rio Doce, e as sul-coreanas Dongkuk Steel e Posco. A companhia, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, próximo ao porto de Pecém, tem instalações novas de grande tecnologia. A Comissão conheceu as atividades da empresa e, como de costume, contribuiu com algumas dicas de melhorias para o andamento das atividades.
Fonte: Sindipetro Bahia