Grande imprensa reconhece a elevada produtividade do Pré-Sal “como recorde mundial”

 

 

A produtividade dos poços perfurados nos campos do Pré-Sal na Bacia de Santos está se mostrando tão alta que está levando a Petrobrás a estudar a possibilidade de, em alguns casos, instalar plataformas menores, direcionadas à produção de um único poço produtor. A diretora de Exploração e Produção (E&P) da Petrobras, Solange Guedes, explica que alguns reservatórios no Pré-Sal têm revelado a capacidade de um poço produzir até 50 mil barris por dia. Esse volume viabiliza a instalação de sistemas de produção de menor porte, mais econômicos que as grandes plataformas, que demandam muitos equipamentos. A informação foi dada pela diretora da estatal durante uma teleconferência com analistas de mercado,, durante a apresentação dos resultados da companhia no segundo trimestre deste ano. O objetivo das plataformas de menor porte é aumentar a produção a um custo menor.

Os poços do pré-sal têm apresentado elevada produtividade, sendo que alguns atingem a produção média de 35 mil barris por dia de petróleo — volume alcançado por poucos poços no mundo, a maior parte em terra, no Irã. De acordo com geólogos, a produção de 50 mil barris diários em um poço representaria um recorde mundial.

Desta maneira, mais uma vez, comprova-se a importância de lutar pelo Pré-Sal como nosso patrimônio público, levando em conta todos os benefícios que ele pode trazer ao país.