CNPBz acusa Bancada Patronal de obstruir trabalhos

Após o seminário que marcou a data dos 20 anos do Acordo do Benzeno, na quinta 03\12, na Fundacentro de Brasília, a Comissão Nacional Permanente do Benzeno-CNPBz, fez reunião com a Bancada Patronal e do Governo na sexta (04\12), onde ficou constatado que mais uma vez a Bancada Patronal mantém uma visão atrasada e obstrui avanços para a constituição de uma nova legislação para o Indicador Biológico de Exposição.

A nova legislação, segundo o coordenador da Bancada dos Trabalhadores, Antônio Goulart, tem base em discussões prévias de seminários e oficias técnicas com doutoras em biomedicina e farmacologia da UFRS e UFMG, desde 2013, mas a Bancada Patronal mantém obstrução a esse debate. A legislação traria maior controle para a saúde do trabalhador exposto ao benzeno e diante do descaso patronal, Antônio Goulart, que também é secretário de saúde da CNQ, reagiu de forma enérgica e desistiu de continuar participando dessa discussão que se arrasta por mais de dois anos.  

O coordenador geral do Sindipetro Bahia e representante dos trabalhadores no CA da Petrobrás, Deyvid Bacelar, apoiou essa decisão, apesar do pedido de reconsideração da Bancada do Governo, acusando também a falta de compromisso e interesse da Bancada Patronal que, “além de não ter respeitado os trabalhos da Dra. Arline Arcuri, ainda mentiu ao não cumprir o que tinha acordado, ao dizer que entregaria os dados da Higiene Ocupacional das empresas do setor químico, petroquímico, petroleiro e siderúrgico para a CNPBz criar padrões nacionais de exposição ao benzeno e não o fez”.

REUNIÕES

Para 2016, apesar de a CNPBz planejar 4 reuniões com visitas técnicas (RECAP, CENPES, RPBC E BRASKEN UNIB SP), as bancadas do governo e patronal não aceitaram. A Petrobrás, por exemplo, faz pressão para que não haja visitas em unidades como a RPBC.

O cronograma, então, ficou assim definido:

– 13 a 15/abril/2016 – visita à RECAP e reuniões em São Paulo;
– 30/agosto 1º e 2/setembro/2016: visita ao PECEN e reuniões em Fortaleza;
– 30/novembro, 1º e 2/dezembro\2016: Encontro Nacional dos GTBs e reuniões em Brasília.

Fonte: Sindipetro BA