A Frente Brasil Popular, formada por centrais sindicais, movimentos sociais e estudantis (CUT, CTB, MST e UNE, entre outros), além de movimentos populares (CMP, MMM, Conan e Conem), realizam neste sábado, dia 3, o Dia Nacional em Defesa da Democracia, da Petrobrás e Contra o Ajuste Fiscal.
Em São Paulo, a manifestação, organizada pelo Fórum dos Movimentos Sociais – articulação estadual que reúne mais de 50 entidades – sairá da Avenida Paulista e irá até a Praça da Sé.
OBS.: Veja abaixo lista das cidades que já confirmaram participação e, em anexo, lista de movimentos que participaram da Frente Brasil Popular.
A data do ato é simbólica
O Dia Nacional em Defesa da Democracia, da Petrobrás e Contra o Ajuste Fiscal será no dia 3 de outubro, data da criação da Petrobrás.
Neste 62° aniversário da Petrobras, os movimentos sindical e sociais vão reforçar e conscientizar toda a sociedade que o petróleo e o pré-sal são riquezas que devem servir para melhorar a vida da classe trabalhadora e de todos os brasileiros. Eles lembram que os royalties para a educação e a saúde podem contribuir com a melhoria das escolas públicas, no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e de outros programas sociais, entre outras demandas do País.
A Frente Brasil Popular alerta para os reais interesses de alguns parlamentares, países e empresas que querem se apoderar do pré-sal derrubando o modelo de partilha, que estabelece as regras de exploração de petróleo e do gás natural, como é o caso do Projeto de Lei nº131/2015, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), que ampliaria a presença de petrolíferas estrangeiras pra explorar a riqueza brasileira.
Além da defesa da Petrobrás, os atos vão levar a bandeira de defesa da democracia, se posicionar contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e contra o ajuste fiscal – os ricos é que devem pagar a conta da crise econômica internacional.
Em 2013, alguns milionários, donos ou sócios de grandes empresas, arrecadaram quase R$ 200 bilhões, mas não pagaram impostos. O Brasil é um dos poucos países do mundo que não tributa lucros e dividendos de acionistas.
Para as lideranças dos movimentos sindical e sociais, os custos do ajuste fiscal feito atualmente não podem ser debitados nas contas da classe trabalhadora. Eles apontam a taxação das grandes fortunas, das grandes heranças e o combate à sonegação para superar desigualdades sociais e a crise econômica.
Atos já confirmados:
– SÃO PAULO
14h – CAPITAL
Avenida Paulista, 901 – em frente ao prédio da Petrobrás
. Caminhada: Paulista, Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, Largo São Francisco e Praça da Sé.
10h – ARAÇATUBA
Câmara Municipal – R. Quatorze de Julho nº 26 – Bairro São Joaquim
10h – BAURU
Antiga Estação Ferroviária de Bauru, Praça Machado de Melo – depois tem caminhada pelo calçadão da Rua Batista de Carvalho
9H – CAMPINAS
Estação Cultura – Praça Marechal Floriano Peixoto s/nº, com caminhada até o Largo da Catedral
9H – ITAPEVA
Praça de Eventos Zico Campolim, na Av. Castelo Branco, 923 – Centro
8H – PRESIDENTE PRUDENTE
Lançamento regional do Fórum dos Movimentos Sociais no anfiteatro do Sindicato dos Bancários, à Rua Casemiro Dias, 379, bairro V. Nova. Depois, caminhada pelo calçadão no centro da cidade
8h30 – RIBEIRÃO PRETO
Esplanada do Teatro Pedro II – Calçadão do Centro
10H – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Rua Bernardino de Campos, 2940 – Praça Shopping
10h00 – SOROCABA
Praça Cel. Fernando Prestes – centro
OUTROS ESTADOS
– BAHIA – 9H
Campo Grande, com caminhada em defesa da democracia no centro.
– PERNAMBUCO – 8h
Praça do Derby, Recife
– MINAS GERAIS – 10h
Praça da Rodoviária, Belo Horizonte
– PARANÁ – 10h
Boca Maldita
– RIO DE JANEIRO (ato será no dia 2) – 16h
Candelária, com caminhada até a Cinelândia
– RIO GRANDE DO SUL – 10h
Largo Glênio Peres, caminhada até a Torre Simbólica de Petrobrás, na Praça da Alfândega
– CEARÁ – 8h
Praça José de Alencar
– SANTA CATARINA
9h – Praça da Catedral – Florianópolis
9h – Escadaria da Catedral de São Paulo Apostolo, Rua XV de Novembro –
Blumenau
10h – Praça da Bandeira – Joinville
9h – Praça Coronel Bertaso, centro de Chapecó
– PARAIBA – 9h
Concentração no Teatro de Cabedelo
– PIAUI – 8H
Concentração na Praça Rio Branco, em Teresina.
Distrito Federal – 9H
Feira da Ceilândia.
Fonte: CUT Nacional