Em parceria com UFBA, Sindicato oferece curso para petroleiros

Uma parceria inédita entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Sindipetro-BA oferece aos petroleiros o Curso de Extensão de Formação em Direitos Humanos e Sociais, com inicio previsto para o dia 10 de julho. As aulas serão ministradas por professores da UFBA, quinzenalmente, aos sábados, das 08 às 12h, no PAF 1, localizado no bairro de Ondina. O curso tem carga horária de 60 horas.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até5 de julho, através do email secretaria@sindipetroba.org.br ou pelo telefone (71) 3034-9307 ou 9305. O candidato deve informar o seu nome completo, número do RG, categoria profissional (aposentado (a) ou nome da unidade em que trabalha), data de nascimento, nível de escolaridade, email, endereço completo e número do telefone.

Os interessados devem se apressar, pois a primeira turma terá apenas 40 vagas direcionadas aos trabalhadores da ativa e aposentados, associados ao Sindipetro. O requisito mínimo exigido é ensino médio incompleto.   

A abertura oficial do Curso será feita pelo Reitor da UFBA, professor João Carlos Salles Pires da Silva, no dia 10 de julho, sexta-feira, às 19h, no auditório do PAF 1. No sábado. 11 de julho, os alunos assistem à primeira aula.

Os alunos não terão custo financeiro, mas só receberão o Certificado de Conclusão, emitido pela UFBA, os que tiverem 75% de frequência às aulas. O conteúdo programático é bastante diversificado e atual, abordando conceitos e fundamentos de cidadania, modo de produção, Luta de Classes, Mais Valia, Alienação e ainda, os Direitos da Criança e do Adolescente e os direitos de lutas das mulheres, das pessoas negras e comunidade LGBT.

Serão abordados também temas como o trabalho no contexto da globalização, história dos partidos políticos e conceito de hegemonia, história dos movimentos sociais no Brasil e história do Sindicalismo: tipos de sindicalismo no Brasil, Estado, Sociedade e Democracia: políticas e conceitos, o papel da militância no século XXI, meio ambiente e produção de energia no Brasil, educação e ações afirmativas, questão agrária no Brasil e comunidades tradicionais, direitos à cidade e mobilidade.

A parceria com a UFBA foi possível graças à iniciativa do Setor de Formação do Sindipetro Bahia, que tem à frente os diretores George Árleo e Climério Reis (Mero), e que vem desenvolvendo um excelente trabalho visando a busca de conhecimento e formação da diretoria do sindicato e da categoria petroleira. O Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UFBA, Penildon Silva Filho, elogiou a iniciativa do Sindipetro Bahia e garantiu  que, se houver uma grande procura por parte da categoria petroleira, novas Turmas poderão ser abertas. Ele afirmou ainda que “a Universidade tem um compromisso social com a informação” e que está muito satisfeito com esta parceria.

Fonte: Sindipetro-BA