A Comissão Estadual Permanente do Benzeno (CEPBz) realiza na próxima terça-feira (16) um seminário sobre capacitação de indicador biológico de exposição ao benzeno. O evento acontece no Hotel Dan Inn, em Curitiba-PR, das 10h às 17h30, e contará com a palestras da Dra. Arline Sydneia Abel Arcuri, bacharel e licenciada em química pela Universidade de São Paulo, doutora em ciências na área de físico-química, também pela USP, e pesquisadora da Fundacentro de São Paulo, na coordenação de Higiene do Trabalho.
O seminário vai abordar o cenário atual em relação aos resultados de estudos científicos que comprovam a necessidade de mudança de indicador para a exposição ocupacional do trabalhador benzeno, um agente químico altamente cancerígeno, e seus derivados (BTEX – benzeno, tolueno, etil-benzeno e os xilenos). Também será tratado do acompanhamento do grau de contaminação pós-contato com os produtos.
Atualmente se utiliza o marcador de exposição é o ácido trans, trans-mucônico, que consta no Protocolo para a Utilização de Indicador Biológico da Exposição Ocupacional ao Benzeno. A nova proposta é adotar como marcador de exposição o ácido fenil mercaptúrico em paralelo com o indicador trans, trans-mucônico.
Programação
16/06
Local: Hotel Dan Inn (R. Amintas de Barros, 71, Centro – Curitiba-PR)
10h – Inscrições e abertura
José Lúcio Santos – CEST
June Mª Resende – MTE-CEB’Z/PR
10h30/11h30 – Relato sobre a Comissão Nacional Permanente do Benzeno e
Panorama sobre a discussão da nanotecnologia no setor petroquímico
Palestrante: Drª Arline Sydneia Abel Arcuri
12h30/14h – Almoço
14h/16h – Indicadores Biológicos da exposição ocupacional ao Benzeno
Palestrante: Drª Arline Sydneia Abel Arcuri
16h00/16h20 – Café
16h20/17h30 Indicadores Biológicos (continuação)
Palestrante: Drª Arline Sydneia Abel Arcuri
17h30 – Encerramento