Os diretores do Sindipetro-NF e os petroleiros realizam na manhã de hoje, 15, em Macaé um trancaço na base de Imbetiba, a maior do município. A previsão de duração é de atraso de duas horas na entrada do turno da manhã. A mobilização é contra o PL 4330, o Projeto da Escravidão. Para todo o País estão indicadas paralisações e protestos propostos pela CUT.
Segundo diretores presentes na base desde 6h30, a categoria está aderindo ao movimento e a todo instante chegam denúncias de trabalhadores terceirizados sobre pagamentos abaixo do piso, atrasos nos benefícios e outros problemas associados à precarização do trabalho.
A diretoria do Sindipetro-NF estima que 1800 pessoas participaram do ato.
Para as plataformas, o indicativo da entidade é de realização de assembleias durante todo o dia para referendar o conteúdo de uma carta política da categoria petroleira contra o PL 4330.
O NF avalia que os petroleiros precisam dar um recado contundente aos congressistas e à presidenta Dilma: a categoria está junta com os demais trabalhadores brasileiros e, se a bancada dos patrões e o governo não recuarem nesta ofensiva contra os direitos, o Brasil vai parar.
Manifesto dos petroleiros da Bacia de Campos contra o PL da Escravidão
Nós, petroleiros da Bacia de Campos, trabalhadores brasileiros, manifestamos total repúdio à aprovação, pela Câmara dos Deputados Federais, do Projeto de Lei 4330, o PL da Escravidão, e exigimos que esta proposta nefasta seja derrubada no Senado ou por meio de veto presidencial.
Se a bancada dos patrões insistirem neste golpe contra os trabalhadores, os petroleiros se colocarão juntos às demais categorias para construir uma greve geral e intensificar a ação política para denunciar à sociedade cada deputado e senador que votar a favor do PL 4330. Os rostos destes covardes serão estampados por todo o País e os trabalhadores organizados trabalharão intensamente para que estes sejam banidos da vida pública.
Estamos convictos da justiça dos nossos propósitos e não recuaremos.
Todos contra o PL da Escravidão!
Bacia de Campos (RJ), 15 de Abril de 2015