Trabalhadores, estudantes e movimentos sociais compareceram em peso à Câmara dos Deputados Federais no último dia 24 para o relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobrás, que conta com a participação de 210 deputados federais e 42 senadores. “A presença dos petroleiros e movimentos sociais hoje aqui nesta Casa encoraja e fortalece a nossa ação parlamentar em defesa do patrimônio nacional”, destacou a deputada federal Maria do Rosário (PT/RS), se referindo às caravanas de petroleiros de vários estados do país que ocuparam um dos plenários da Câmara com seus uniformes laranja e faixas em defesa da Petrobrás.
O principal objetivo da Frente é desenvolver ações no Congresso para se contrapor às tentativas de privatização da estatal e do pré-sal, que colocam em risco a soberania e os interesses nacionais. “O sistema de partilha que nós conseguimos votar com o apoio e mobilização dos petroleiros e movimentos sociais garantiu à Petrobrás um patamar de muito maior valor estratégico”, declarou o deputado federal Henrique Fontana (PT/RS), ressaltando que a estatal e o pré-sal continuarão intocáveis, “enquanto tivermos força política”.
A Frente Parlamentar já está articulando reuniões com o presidente da Petrobrás e com a direção da ANP, além de audiências públicas em diversos estados do país para esclarecer a sociedade sobre os interesses políticos e econômicos que movem a virulenta campanha da mídia contra a estatal. O deputado Davidson Magalhães (PCdoB/BA), que preside a Frente, ressaltou a importância dessas iniciativas para mostrar à população a grandeza e competência da Petrobrás e que “não se pode criminalizar a empresa por atos individuais de corrupção dos que estão sendo devidamente investigados”.
Fonte: FUP