FUP
Logo após a abertura do Encontro Internacional, que reúne no Rio de Janeiro lideranças sindicais do Brasil e de outros países onde a Petrobrás atua, os trabalhadores debateram com os representantes da empresa uma série de temas relacionados à responsabilidade social. Entre as principais questões que foram abordadas pelas lideranças sindicais foram ressaltadas a precarização gerada pela terceirização, acidentes de trabalho e outras demandas de saúde e segurança, além da baixa participação das mulheres nos diversos segmentos da Petrobrás.
A mesa "A Petrobrás no Brasil e no Mundo" foi mediada pelo diretor da FUP, Aldemir Caetano, que ressaltou a importância do diálogo permanente entre os sindicatos e a empresa para garantir avanços nas condições de trabalho, sem discriminações e com respeito às organizações da categoria.
O gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobrás, Armando Tripodi, fez uma apresentação sobre projetos e atuação da empresa no sentido de garantir a inclusão social, equidade de gênero e raça, bem como a implementação das diretrizes da ISO 26000, norma internacional voltada para ações de responsabilidade social corporativa. Elereconheceu que ainda há uma forte “resistência cultural” entre alguns setores da Petrobrás que precisam ser vencidos para garantir os avanços que os trabalhadores tanto cobram.
A gerente de Planejamento e Aviação de RH da Petrobrás, Simone Loureiro, também reconheceu os principais problemas apontados pelas delegações e ressaltou que “a Petrobrás que queremos é uma empresa permanentemente em construção”. Ela destacou a importância do Encontro para fazer avançar a pauta dos trabalhadores junto aos gestores da empresa.
O debate continua na parte da tarde. Confira a programação:
14h00 às 15h45 – Organização Sindical e condições de trabalho dos trabalhadores/as petroleiros/as no Brasil e no mundo
– Coordenação e Apresentação: FUP e convidados
15h45 às 16h00 – intervalo para café
16h00 às 18h30 – Apresentação das delegações convidadas (Brasil e internacionais) por seus representantes através de síntese por regiões presentes
– Apresentação e Coordenação: FUP e convidados
18h30 – Encerramento das atividades do dia
Quinta-feira, 27/02
9h00 – Receptivo e abertura dos trabalhos do dia pela coordenação da FUP
9h30 às 10h45 – Apresentação sobre Redes de Trabalhadores – Brasil e Internacionais
– Coordenação: FUP
– Apresentação: Elias Soares – Coordenador de Projetos da IndustriAll Global Union
10h45 às 11h00 – intervalo para café
11h00 às 13h00 – Rede Sindical Global dos Trabalhadores/as Petrobras
– Coordenação e Apresentação: FUP e convidados
13h00 – Almoço
14h00 – Discussão do cronograma para próximas reuniões (planejamento) / Avaliação e conclusão
18h30 – Encerramento e café de despedida
Local: Hotel Rio Othon Palace, Av. Atlântica, 3264, entrada pela Rua Xavier da Silveira, 07, Copacabana, Rio de Janeiro
Informações: redesolidariedade@fup.org.br