Vermelho
Já começaram os preparativos para o Fórum Social Mundial (FSM) 2013, que acontecerá em Túnis, capital da Tunísia, entre 26 e 30 de março. Organizações, movimentos sociais e interessados de qualquer país interessados em participar já podem acompanhar a mobilização pelo site do evento www.fsm2013.org/es.
A decisão de levar o FSM para a Tunísia foi tomada depois de diversas consultas entre os movimentos sociais naquele país e em outros países da região do Magreb, ratificando e detalhando a decisão do Conselho Internacional adotada em Paris e reiterada em Monastir (Tunísia), em julho de 2012.
Desta vez, o encontro será organizado em 11 eixos temáticos, que são:
– Por um aprofundamento radical dos processos revolucionários e da descolonização no Sul e no Norte;
– Por um mundo sem hegemonias ou dominações imperialistas;
– Pela construção de novos universalismos (uma resposta aos processos de mercantilização da vida, do ambiente e preservação dos povos indígenas, nativos, e suas respectivas culturas, identidades, territorios e saberes).
– Por uma sociedade humana fundada sobre os princípios e os valores da dignidade, da diversidade, da justiça e da igualdade entre todos os seres humanos;
– Pela livre circulação de pessoas e permanência de todos e todas nos locais;
– Pela justiça cognitiva;
– Pela construção de processos democráticos de integração e de união entre os povos;
– Por um mundo de paz, onde não exista a guerra como instrumento de dominação econômica, política e cultural;
– Por um mundo democrático, sem discriminação;
– Pela construção de alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo;
– O futuro do Fórum.
O primeiro Fórum surgiu em 2001, em Porto Alegre, como um espaço plural, diverso e democrático de debates para a construção de alternativas para as políticas neoliberais, a partir da articulação de de movimentos sociais, redes, ONGs e demais organizações da sociedade civil organizada em diversos países. O FSM luta contra a dominação do mundo pelo capital e por toda forma de imperialismo” para trocar experiências e “construir outro mundo através de ações concretas, sem a pretensão de se tornar instância representativa, mas, sim, um espaço para o debate de ideiais.
Próximos passos
Entre 16 e 31 de janeiro de 2013 serão feitos os registros das solicitações de assembleias de convergências e definição de espaços para as atividades. Depois, do dia 1º ao dia 28 de fevereiro será feito o programa final e tradução do mesmo para os idiomas de comunicação do FSM. A implementação da logística, impressão do programa e organização do espaço físico do FSM serão feitos entre 1º a 20 de março.
Mais informações, acesse:
Site oficial do Fórum Social Mundial 2013: http://www.fsm2013.org/es
Página do Fórum no Facebook: https://www.facebook.com/fsmtunis2013
Diário da Caravana do Fórum Social Mundial 2013: http://www.fsm2013.org/caravane_fsm