Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Em assembleia na noite desta sexta-feira (14), em frente à Regional Diadema, os metalúrgicos nos grupos em negociação da Campanha Salarial 2012 aprovaram a proposta de 8,0% de reajuste salarial feita pelos patrões do grupo de Fundição.
Este índice passou a ser referência para os demais grupos. Como os grupos 2, 3, 8, 10 e Estamparia apresentaram propostas menores que 8%, elas foram rejeitadas pelos trabalhadores em votações sucessivas na assembleia.
Em outra consulta, a companheirada deu até a próxima segunda-feira (17) de prazo para os demais grupos chegarem aos 8% de reajuste apresentado pela Fundição. Onde este índice for proposto, o acordo será fechado.
Ficou definido ainda que, passada a segunda-feira, nas empresas onde não houver proposta com o índice de referência serão deflagradas greves a partir de terça-feira, dia 18.
“As empresas que até a segunda-feira chegarem aos 8% serão preservadas da paralisação”, afirmou Rafael Marques, vice-presidente do Sindicato, que comandou as votações.
As propostas rejeitadas dos outros grupos foram as seguintes:
Grupo 2
Reajuste de 5% (menor que a inflação).
Grupo 3
Reajuste de 7%.
Grupo 8
Reajuste de 7,5% nas empresas com mais de 50 trabalhadores e de 7% nas empresas com menos de 50 trabalhadores.
Grupo 10
Reajuste de 6,5% nas empresas com até 35 trabalhadores e de 6,97% nas empresas com mais de 35 trabalhadores.
Estamparia
Reajuste de 7,5% nas empresas com mais de 50 trabalhadores e de 7% nas empresas com menos de 50 trabalhadores.
Protesto na Fiesp e homenagem a Sérgio Nobre
Na próxima quinta-feira, dia 20, às 10h, os Metalúrgicos do ABC e demais sindicatos filiados à Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT) se unirão aos metalúrgicos e aos bancários de São Paulo em um protesto na frente do prédio da Fiesp, na Avenida Paulista, na Capital, para pressionar os patrões a atender a pauta dos trabalhadores na Campanha Salarial.
Ao final do ato, Rafael Marques convidou todos a participarem da homenagem que será prestada na terça-feira, às 19h, na Sede do Sindicato, pela Câmara de Vereadores de São Bernardo, ao presidente Sérgio Nobre, que receberá o título de cidadão são-bernardense.