Há 50 anos, precisamente no dia 16 de agosto de 1962, um grupo de petroleiros gaúchos se unia para formar a Associação dos Empregados da Petrobrás do Rio Grande Sul – A.E.P.E.R.G.S. A Associação, que antecedeu o Sindipetro-RS, teve a participação de 165 sócios fundadores e se situava no município de Canoas.
Um dos objetivos que originou a fundação da A.E.P.E.R.G.S foi defender o monopólio estatal do petróleo, lutar pela elevação dos padrões técnicos, culturais e éticos de seus associados e, sobretudo, lutar pelos interesses da categoria petroleira.
A primeira direção da A.E.P.E.R.G.S. foi composta pelo presidente José Balbis Duarte, Francisco Magagnin, Clever Teixeira de Freitas, Telmo Guimarães Mayer, Manoel Wilson Tavares Gutterres, Paulo Cesar Borges, Mauro Cesar Vasconcelos, João Antônio Rodrigues do Canto, Ronaldo Marcondes de Carvalho, Elmo Souza Dutra da Silveira e, ainda, dez suplentes. Em setembro de 1963, a direção solicitou ao Ministério do Trabalho os encaminhamentos legais para transformar a Associação em Sindicato. Surge assim, o Sindipetrosul, no dia 06 de dezembro de 1963, que mais tarde seria chamado de Sindipetro-RS – o Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande Sul, que no próximo ano completará meio século de lutas em defesa dos direitos da categoria petroleira.