Petroleiros baianos aprovam proposta e festejam conquistas

 

Em uma Assembleia Geral Extraordinária lotada, que aconteceu em frente ao Conjunto Pituba, na manhã de sábado, 27, a categoria petroleira- trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas- deliberou sobre a nova contraproposta da Petrobrás e subsidiárias e decidiu pela aceitação e fechamento do acordo Coletivo de Trabalho. O coordenador do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar comemorou o grande avanço conquistado em mobilizações e em mesa de negociação, ressaltando que, até o momento,  este é  “um dos melhores Acordos Coletivos de Trabalho do Brasil, servindo de referência para as outras categorias”.  
 
Os aposentados e pensionistas também deliberaram pela aceitação do acordo para pagamento dos níveis de 2004, 2005 e 2006. O diretor do Sindipetro Bahia e Conselheiro Deliberativo da Petros, Paulo César Martin, explicou de forma detalhada como se deu a negociação para o pagamento dos níveis e quais são as próximas etapas após a assinatura do ACT.
 
A proposta elevou o reajuste na RMNR de  7,58% para 9,71%, o que representa um ganho real entre 2,36% e 3%. A Petrobrás também estenderá para 34.460 aposentados e pensionistas os níveis recebidos pela ativa em 2004, 2005 e 2006, o que representará um reajuste de 12,49% em seus benefícios.  Já  o reajuste do auxílio almoço foi 10,22%. A empresa elevou ainda o valor do abono proposto, que agora passa a ser de 1,06% sobre a soma da RMNR mais o ATS ou R$ 7.668,00, o que for maior.
 
Após a decisão da AGE, a Federação Única dos Petroleiros assinará o ACT no dia 01/10 e no dia 10/10 a categoria recebe em folha todos os benefícios conquistados.
 
Divisionistas tentam rachar categoria
 
A AGE  ampla e única com a convocaçao de toda a categoria foi realizada após diversas solicitações de muitos  trabalhadores que, diante de uma contraproposta com avanços significativos, queriam resolver esta questão  de forma rápida e democrática, com a participação do pessoal da ativa e aposentados. Mas, infelizmente, alguns ex-diretores do Sindipetro Bahia fizeram uma proposta da realização de duas assembleias distintas, separando aposentados/pensionistas dos ativos.
 
A proposta dos divisionistas foi colocada em votação e rejeitada pela grande maioria da AGE. Para o coordenador Deyvid Bacelar  “ quem tem responsabilidade não faz proposta para rachar a categoria com realizações de assembleias distintas.” O diretor do Sindipetro Bahia e da FUP, Leonardo Urpia, disse  que é uma piada dizer que a categoria não sabia da Assembleia. Ele lembrou que o Sindipetro fez ampla divulgação da AGE, “enviamos torpedos para os celulares dos trabalhadores da ativa e aposentados, distribuímos informativo com convocação da Assembleia em todas as unidades da Companhia, detalhando a contraproposta. E ainda colocamos anúncio convocatório  nas rádios, enviamos boletim eletrônico, utilizamos o serviço de telemarketing, matérias no site do Sindipetro e disponibilizamos transporte para o pessoal que mora no interior”. Para Paulo César “quem não participou da AGE e delegou seu voto para outros é porque não tinha nenhuma contestação a fazer em relação à contraproposta.”
 
Fonte:Sindipetro-BA