Sindipetro-BA
Os acidentes continuam a ocorrer na Petrobrás e o sindicato a cobrar uma atitude responsável das gerências. Depois do vazamento de óleo bruto no dia 13/08, no Parque Recife, seguiu-se outro na Estação Dom João – uma retroescavadeira rompeu uma linha de fibra de vidro condutora de água\resíduo de óleo – e um terceiro acidente, na linha de gás próximo ao poço Candeias 174. Este último causou queimaduras no morador que passava no local; a família deu socorro e felizmente ele passa bem. Os diretores Roque Sotero, André Araújo e Climério (Mero) acompanharam todos os acidentes inloco.
No caso do acidente no Parque Recife, a gerência informou que o derrame para o meio ambiente ocorreu em consequência das chuvas que caíram durante o domingo e na madrugada da segunda (20). A caixa de resíduos transbordou (local onde se armazena o óleo) e este produto é o resultado da limpeza periódica por meio da passagem do pig.
Os diretores relatam que houve falha do sistema de captação das águas pluviais, devido a uma interligação indevida da canaleta de passagem da tubulação de transporte de vapor, oriundo do sistema das caldeiras, com a caixa de resíduos de armazenamento do óleo por passagem do pig.
Eles detectaram também uma interligação intermediaria na bitola de aproximadamente quatro polegadas da canaleta de transporte da tubulação de vapor, com uma das caixas de captação de águas pluviais, fator determinante para o óleo atingir o meio ambiente, inclusive atingindo uma fazenda vizinha. A direção do Sindipetro Bahia tem advertido sobre o descaso com a segurança em todas as unidades da Petrobras e continuará a cobrar providências