Sindipetro-NF
Diretores do Sindipetro-NF embarcam hoje em nove plataformas para participar de reuniões de Cipa. As comissões darão posse aos integrantes da gestão 2012/2013, nas unidades operacionais da Bacia de Campos e Rio.
A participação de dirigentes sindicais nas reunições das Cipas é uma conquista do Acordo Coletivo de Trabalho assinado em 2011, depois de anos de muita resistência da Petrobrás. Além de um direito, o embarque, hoje, dos diretores do NF, é um gesto político de valorização das comissões, como local estratégico na luta pela segurança, e também marca as atividades do sindicato no período que antecede o 28 de abril, Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho.
O Acordo Coletivo prevê a realização de três embarques por ano em cada Cipa de plataforma, o que garante aproximadamente 150 embarques de dirigentes sindicais durante um mandato da Cipa. O sindicato manterá um cronograma de embarques para exercer plenamente este direito.
Relatório de pendências
O sindicato reforça o chamado para que os petroleiros de todas as unidades, de mar e terra, façam uma verdadeira operação pente fino na região, levantando as condições de segurança e ambiência em todos os locais de trabalho.
Estão disponíveis no site do NF modelos de documento para o levantamento, baseado nas formas de relato que foram feitas a partir de 2009. Além de verificar o cumprimento das normas e as pendências de segurança da unidade, o sindicato orienta que os trabalhadores relatem as situações de perseguições e assédios, condições de vivência (condições de camarotes, cozinha, higiene e rancho), efetivos e impactos do operador mantenedor. Uma assembleia será convocada, para o próximo dia 28, para referendar os relatórios.
Quem embarca
P-18 – Marcos Breda
P-19 – Vicente Marques
P-20 – Gédson de Almeida
P-26 – José Maria Rangel
P-27 – Cláudio Alberto de Souza
P-33 – Armando Pinto de Freitas
P-35 – Thiago Magnus da Silva
P-37 – Antônio Alves da Silva
P-40 – Luiz Carlos Mendonça