Imprensa da FUP
Durante a tarde desta quinta-feira, os delegados da II Plenafup receberam a visita da ex-ministra chefe da Casa Civil e pré-canditada à Presidência da República, Dilma Rousseff.
Após os aplausos dos petroleiros, o coordenador da FUP, Moraes e o diretor da secretaria de finanças, Aldemir Caetano entregaram a pré-candidata, o Projeto de Lei da FUP e dos movimentos sociais, que encontra-se em tramitação no Senado Federal.
Após as considerações sobre a luta por uma nova lei do petróleo que garanta a destinação das riquezas do pre´-sal para a sociedade brasileira, foi exibido um vídeo em homenagem aos 15 anos da greve de 1995.
As homemagens não pararam por aí. As mulheres integrantes do quadro de funcionárias da FUP, da Petrobrás e da organização do evento surpreenderam Dilma Rousseff com um jingle de apoio a ex-ministra.
Em seu discurso, Dilma Roussef, ressaltou a enorme luta dos petroleiros em defesa da Petrobras e da soberania nacional. Relembrou que a greve de 95 foi um desses momentos de resistência dos trabalhadores.”Aqueles que resistiram em vários momentos, hoje acreditam que esse país pode superar desafios ao construir a maior empresa de petróleo do mundo.Benditos aqueles que resitiram, lutaram e hoje descobriram o pré-sal. Vão proporcionar um futuro muito mais feliz para todos nós” – disse
Além de Dilma e dos representantes da Federação, o presidente do PT também participou da Plenária, arrancando aplausos de todos os delegados, quando relembrou a luta dos sindicalistas petroleiros contra a provatização da Petrobrás. Dutra também falou da época em que presidiu a empresa, ressaltando que a partir do governo Lula, vários petroleiros demitidos na era FHC puderam retornar à empresa.
Para ver trechos da visita de Dilma Roussef à II Plenafup, acesse a galeria de vídeos da nossa página.