CUT-BA elege petroleiro Cedro Silva presidente

alt
alt

CUT-BA

O Petroleiro Cedro Silva foi eleito o novo presidente da CUT-BA (Central Única dos Trabalhadores da Bahia), neste sábado, 02, em Salvador. A eleição por consenso entre as forças políticas que compõem a Central marcou o encerramento do Congresso Estadual da CUT (13° CECUT-BA), que reuniu cerca de 400 delegados, lideranças sindicais de segmentos público e privado, urbanos e rurais. Nos triênios 2006/2008 e 2009/2011, a presidência da Central foi ocupada por Martiniano Costa, da base do serviço público federal.

Reunidos desde quinta-feira, 31, os participantes do 13° CECUT-BA discutiram temas diversos com objetivo de nortear as ações da entidade para o triênio 2012/2015. Redução da jornada de trabalho sem redução de salários, políticas públicas de enfrentamento à seca no semiárido baiano, reforma agrária, melhores condições de trabalho, a crise econômica e financeira internacional e os desafios para crescimento com distribuição de renda foram alguns pontos centrais dos debates.

Cedro Silva agradeceu aos delegados do 13º CECUT-BA e enfatizou que conta com a força de todos os militantes e dirigentes da base da CUT no estado para cumprir a grandiosa tarefa de dirigir a Central pelos próximos três anos. “Me sinto honrado em assumir essa tarefa. Assumo este compromisso ciente da sua grandiosidade e da necessidade de trabalhar arduamente para vencer os desafios da classe trabalhadora de forma firme e atuante, com a CUT nas ruas. Somos fortes, somos unidos, somos CUT”, disse emocionado.

Cedro Silva, 47 anos, é funcionário da Petrobras, dirigente do Sindipetro-BA. Natural de Maceió(AL), vive na Bahia desde 1985. Desde 2007, é coordenador da Agência de Economia Solidária da CUT-BA. Em 2008, coordenou o Comitê do Pré-sal na Central baiana.

Histórico –  A CUT é a maior central sindical da América Latina, quinta maior do mundo. Na Bahia, tem aproximadamente 500 sindicatos filiados, mais de 1,5 milhão de sócios e mais de três milhões de trabalhadores na base.