6 de julho – Dia Nacional de Mobilização da CUT

CUT-RS organizará atos descentralizados por todo o Estado, além de uma grande mobilização na capital





 CUT

Escrito por William Pedreira

A CUT-RS em Plenária realizada na última sexta-feira (17) definiu as ações que irão nortear o Dia Nacional de Mobilização da CUT no Estado.

Seguindo as deliberações da Nacional, a CUT-RS vai promover atos públicos descentralizados por todo o Estado. Estão programadas assembleias nas portas das empresas e em pontos de grande afluxo de pessoas. Em Porto Alegre, além das paralisações nas empresas, os trabalhadores vão organizar um grande ato público com concentração no Parque da Harmonia saindo em caminhada até o centro.

“Nós já demos uma grande demonstração de unidade e luta quando realizamos em 7 de junho o nosso Dia Estadual de Mobilização e Luta com participação maciça da classe trabalhadora exigindo aumento real de salário e democracia nos locais de trabalho. O resultado foi bastante positivo e queremos levar esse espírito de mobilização para o dia 6 de julho. Agregando a pauta nacional vamos mobilizar para ampliar as conquistas”, declara Celso Woyciechowski, presidente da CUT-RS.

A CUT Nacional tirou como prioritários para o dia 6 de julho três eixos centrais que envolvem: trabalho e sindicalismo (ganhos reais e cláusulas sociais nas campanhas salariais do 2º semestre; redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário; liberdade e autonomia sindical; fim do Imposto Sindical; combate às práticas antissindicais; fim do Fator Previdenciário; e combate à precarização e à terceirização); alimentação (reforma agrária, PEC do Trabalho Escravo; luta contra os agrotóxicos; e contra o modelo agrário atual) e educação (aprovação do Plano Nacional de Educação em 2011; valorização dos profissionais; e educação no campo).

A Plenária Estadual contou com a presença do secretário geral da CUT, Quintino Severo. Uma nova reunião foi agendada para o dia 27 de junho com o objetivo de encaminhar as ações que serão realizadas no Estado.