Os trabalhadores da empresa TEXCAL do contrato que atende ao Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), junto à Transpetro, aprovaram o novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A proposta contempla um reajuste salarial de 5% e um reajuste no tíquete de alimentação em 28%, sendo retroativos a 1º de junho, data-base da categoria. Após a aprovação, feita em assembleia no último dia 21/07, a categoria encerra a greve que foi deflagrada na semana anterior.
“Foram dias muito difíceis, com negociações muito complicadas. A empresa não queria ceder e foi preciso entrar em greve para forçá-la a atender as demandas dos trabalhadores. A empresa buscou mediação na Justiça do Trabalho, e o Sindipetro/ES continuou com os trabalhadores, para que se chegasse a um acordo que, apesar de não ter atendido a todas as reinvindicações, o sindicato avalia que teve ganhos para categoria”, reforça o diretor do Sindipetro/ES, Reinaldo de Oliveira.
Para a diretoria do Sindipetro/ES, mesmo sem atender a tudo o que os trabalhadores almejavam, houve avanço nas negociações e foi possível garantir uma melhoria significativa aos trabalhadores e às trabalhadoras. Saímos vitoriosos!
Leia também:
Trabalhadores da ES Gás, do contrato com a Texcal, aprovam novo ACT
Trabalhadores da Texcal e da Perbras suspendem greve
Trabalhadores da Perbras e da Texcal estão em greve por tempo indeterminado