Assembleias seguem rejeitando contraproposta da Petrobrás e FUP cobra retomada da negociação na segunda, 05/09

Nesta quarta-feira, 31/08, mais três sindicatos da FUP encerram as assembleias, confirmando a rejeição massiva à contraproposta da Petrobrás e subsidiárias para o Acordo Coletivo de Trabalho. Os petroleiros e petroleiras do Amazonas, do Ceará e de Duque de Caxias compareceram em peso às assembleias e referendaram todos os indicativos da FUP e dos sindicatos.

A categoria segue unida em todas as bases, de Norte a Sul do país, resistindo às chantagens dos gestores e exigindo a renovação do ACT, sem redução de direitos e com avanços nos pontos elencados pela FUP (veja abaixo).

Em documento enviado nesta quarta ao RH da Petrobrás, a FUP tornou a cobrar a continuidade da negociação coletiva, a prorrogação da vigência do atual ACT e a manutenção da data-base. A Federação propôs a realização de uma nova reunião com a empresa na próxima segunda-feira, dia 05, para oficializar o resultado final das assembleias e retomar o processo negocial.

Outro ponto do documento trata da manutenção das liberações sindicais que estão sob ataque da empresa. A FUP comunicou à Petrobrás que “todos os empregados eleitos como dirigentes sindicais da FUP e dos seus sindicatos continuarão com as liberações sindicais, nos termos da legislação pertinente e do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria, a partir do dia 1º de setembro de 2022”.

DNE 052.2022 - Mesas de Negociação ACT 2022

Assembleias na reta final

A consulta aos trabalhadores nos sindicatos da FUP teve início no último dia 23 de agosto. Até o momento, foram concluídas as assembleias dos Sindipetros Bahia, Espírito Santo, Amazonas, Duque de Caxias e Ceará.

Em diversas unidades do Sistema Petrobrás, a rejeição à contraproposta da empresa tem sido por unanimidade, tamanha a indignação e revolta dos trabalhadores com o impasse criado pela gestão para tentar empurar um Acordo Coletivo cheio de retrocessos. Desde as primeiras votações, o tom das assembleias é de repúdio à retirada de direitos, à perda da cláusula de garantia no emprego e aos ataques contra a AMS, a jornada de trabalho e as organizações sindicais.

Nesta quinta, 01/09, está previsto o encerramento das assembleias nas bases dos sindicatos do Paraná/Santa Catarina e de Pernambuco/Paraíba.

Na sexta, 02/09, concluem as assembleias os Sindipetros do Rio Grande do Sul, do Unificado de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio Grande do Norte. No domingo, 04, o Sindipetro NF encerra a consulta aos trabalhadores das plataformas.

O que está sendo aprovado nas assembleias:

  • Rejeitar a terceira contraproposta apresentada pela Petrobrás e subsidiárias
  • Intensificar as mobilizações, com realização de paralisações pipoca, operações padrão por segurança e outras ações que serão realizadas com a participação da base
  • Referendar a cobrança já feita pela FUP de prorrogação do ACT até o fim das negociações, com garantia da data-base
  • Autorizar a FUP a retomar as negociações, diretamente com o RH da Petrobrás ou sob Mediação do TST, priorizando seis pontos que atacam diretamente o ACT

Pontos para avançar na negociação:

  • Garantia de emprego no Sistema Petrobrás
  • Manutenção dos Acordos Regionais do NF (Dia de Desembarque, Turno da Manutenção e Auxílio Deslocamento)
  • Limite de 13% para descontos da AMS
  • Preservação dos adicionais de gasodutos e da operação da mestra nacional (Transpetro)
  • Fim dos ataques à organização sindical
  • Manutenção da relação trabalho x folga em 1 x 1,5, no regime de turno de 12h nos prédios administrativos

[Da imprensa da FUP]