Em nova reunião, Federação voltou a exigir melhorias nas condições propostas pela empresa, que já foram rejeitadas pela categoria
[Da Comunicação da FUP]
Na manhã desta quinta-feira (12), representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) se reuniram na sede da entidade no Rio de Janeiro com representantes do grupo SLB para tratar sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2024-2026.
No dia 19 de agosto os trabalhadores e trabalhadoras do Grupo SLB rejeitaram, em assembleia e pela segunda vez, a proposta da empresa e aprovaram o Estado de Greve. Entre os principais motivos que levaram à rejeição da proposta estão o índice de reajuste dos salários e benefícios abaixo da inflação. Os trabalhadores também querem o pagamento das horas extras até no máximo o mês seguinte ao que foram realizadas ou folga, e um dia de folga para cada dia trabalhado.
Segundo Reinaldo Alves de Oliveira, diretor da FUP e do Sindipetro-ES , que participou da reunião desta quinta-feira, a FUP reafirmou novamente que a empresa precisa avançar nas negociações: “a última proposta está abaixo da inflação, os trabalhadores exigem a melhoria no valor da alimentação, dos salários, a adequação do sistema de trabalho e escala desses trabalhadores, pagamentos de horas extras, entre outras questões”.
A empresa pediu até o dia 30 de setembro para apresentar sua nova proposta. No próximo días, os sindicatos realizarão setoriais com a categoria para avaliar os próximos passos.