A categoria petroleira possui um acordo regional desde 2007 que garante o pagamento do dia de desembarque, o auxílio deslocamento e o turno da manutenção. Nos últimos anos, o governo Jair Bolsonaro tentou tirar esse direito da categoria, mas com estratégia, sabedoria e luta o Sindipetro-NF conseguiu manter o acordo regional.
Nos últimos dias alguns trabalhadores têm procurado o sindicato para dizer que não tem conseguido lançar o código específico do dia desembarque. O Coordenador do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, tranquiliza a categoria e afirma que isso será resolvido até o começo da semana que vem, porque o sindicato já conseguiu renovar esse acordo por mais 90 dias.
Tezeu explica que o Sindipetro-NF e a Fup já negociam que o conteúdo desse acordo regional faça parte do acordo nacional, ampliando essas conquistas para os trabalhadores de Búzios, Bacia de Santos e do Espírito Santo e fazendo com que todos os trabalhadores offshore no Brasil tenham esse direito.
“O NF está em contato com os demais sindicatos petroleiros para transformar essa luta numa luta coletiva tendo a certeza que avançaremos no Acordo Coletivo” – afirma Tezeu.
[Da imprensa do Sindipetro NF]