3R Petroleum e Pecom querem que trabalhadores paguem cursos obrigatórios que deveriam ser pagos pelas empresas

Foto: Divulgação

A Pecom, prestadora de serviço da empresa 3R Petroleum, está exigindo dos trabalhadores que serão contratados e dos que estão previamente selecionados, para trabalhar no Polo de Candeias, na Bahia, que assumam os custos dos cursos obrigatórios de segurança industrial.

Acontece que a maioria destes trabalhadores – que trabalham há anos nas áreas da Petrobrás e têm muita experiência -, já possuem cursos ativos, que estão dentro do período de validade, e foram realizados pelas próprias prestadoras de serviços da Petrobrás. Outro problema, este inadmissível, é a exigência para que os trabalhadores paguem estes cursos, que têm os custos elevados e, uma vez que são obrigatórios, devem ser pagos pela própria empresa, como sempre aconteceu na Bahia.

O Sindipetro procurou a direção da 3R e da Pecom, na terça-feira (8), para deixar claro que os trabalhadores não podem ser penalizados neste caso e solicitar que a resolução seja revogada. A 3R não se posicionou sobre o assunto e a Pecom informou que esta é uma exigência contratual da 3R Petroleum.

Mas em junho de 2021, quando a Pecom assumiu a operação do Polo Rio Ventura, todos que foram contratados pela empresa, tiveram os cursos obrigatórios pagos, sem nenhum custo adicional. Agora, a Pecom muda de postura penalizando os trabalhadores

O sindicato repudia esta decisão da 3R e a mudança de postura da Pecom e informa que se isto não for revisto, infelizmente, a entidade sindical vai ser obrigada a tomar uma posição mais firme em relação a esta questão.

[Da imprensa do Sindipetro Bahia]