3º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP será em Campinas

De 12 a 14 de maio, petroleiras de diversas bases da FUP se reúnem em Campinas, São Paulo, para debater a agenda nacional das trabalhadoras do Sistema Petrobrás e as condições das mulheres em nossa sociedade.  O 3º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP será realizado no Sindipetro UN SP – Sede Campinas, tendo como principal temário a invisibilidade das mulheres nos espaços da sociedade, entre eles, no sindicalismo.O Encontro é organizado pelo Coletivo Nacional de Mulheres Petroleiras, criado em 2012, desde quando vem atuando em defesa da pauta das trabalhadoras e para incentivar e garantir maior participação feminina nas lutas sindicais.

A sociedade patriarcal e a história fizeram com que a ordem masculina fosse construída, estabelecida e reproduzida através dos tempos. A diferencia entre homens e mulheres foi reforçada no âmbito das relações sociais. Essa distinção, principalmente dos corpos, fez com que a mulher, desde os primórdios, sempre fosse vista como um ser “invisível”, no sentido de ser considerada desprovida, tanto de capacidade intelectual quanto de capacidade física. Assim, foram criadas a cultura de que a elas caberia saber cuidar da casa, procriar e fazer apenas o que o pai, no primeiro momento, e o marido, no segundo, quisessem. Não possuíam participação ativa em situação decisória.

Com o tema “Sempre Estivemos na Luta”, o 3º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP discutirá reivindicações, planos de luta e formas de organização. A abertura do evento contará com a participação de mulheres dirigentes da CUT, CTB, CNQ, do Coletivo de Mulheres da FUP, além das líderes e militantes do movimento sindical petroleiro fupista. O Encontro ainda contará com a participação de mulheres que lideram movimentos sociais e organizações populares.

Inscrições das petroleiras do PR e SC

Estão abertas as inscrições para a participação das mulheres petroleiras sindicalizadas do Paraná e Santa Catarina no III Encontro. As interessadas devem se inscrever pelo e-mail [email protected], informando os seguintes dados pessoais e profissionais: nome completo, idade, R.G, unidade onde trabalha e setor. As inscrições são gratuitas e as despesas com transporte, estadia e alimentação serão custeadas pelo Sindicato. Mais informações pelo telefone (41) 3332.4554.

PROGRAMAÇÃO:

12/05/2015

No Sindipetro Campinas:

17h – Recepção e credenciamento das delegadas

19h – Mesa de abertura

13/05/2015

Dentro da REPLAN:

8h30 – Análise de Conjuntura

10h – Palestra invisibilidade das Mulheres (10h as 12h). Teórica Unicamp.

No Sindipetro Campinas:

14h – Mesa Mulher e Sindicalismo

16h30 – Oficina Sexualidade feminina

19h – jantar e atividade cultural

14/5/2015

No Sindipetro Campinas:

9h – Oficina de Turbantes “A Invisibilidade da Mulher Negra Brasileira”

10h – Acordo Coletivo de Trabalho e Subcomissão de Diversidade

15h – Encaminhamentos e finalização

Fonte: Sindipetro PR/SC